CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cidadãos sugerem substituição de vans por micro ônibus


Joddal Simon
A situação caótica do transporte público municipal preocupa todos os cidadãos. 

Joddal Simon,  ativista social com atuação reconhecida, sugere que as atuais vans sejam substituídas por micro ônibus. 

Joddal Simon alerta que devemos lutar sim por melhorias no transporte público, mas ao mesmo tempo apontar ao governo soluções.

Sugere que nas especificações do tipo de veículo ideal para o transporte coletivo público de Parauapebas todos os micro-ônibus devem ter adaptação para cadeirantes e catraca com cobrador. Exemplifica com um modelo de 21 lugares: Volare - Modelo W Fly Urbano W9:
Imagens de equipamento com micro ônibus de 21 lugares. Tamanho e características seriam
adequados para a realidade de Parauapebas
Joddal Simon lembra que não é apenas na aquisição de novos equipamentos, pois além disso é preciso capacitar todos os motoristas e cobradores atuais, os qualificando para serem verdadeiros condutores de seres humanos. É preciso dar chance e mudar comportamentos. 

Sugere ao prefeito abrir mercado às empresas, somente a concorrência no setor trará a qualidade desejada ao transporte publico, além de tarifas controladas pelo município. 

Alerta que a qualidade não é apenas uma obrigação do concessionário ou apenas a aquisição de novos veículos, mas um conjunto de serviços disponíveis, desde uma malha viária urbana adequada, com trajetos  definidos, paradas para abrigar os passageiros e horários para serem cumpridos. 

Há muito trabalho a ser realizado, mas gente capacitada o município e o governo tem, diz Joddal Simon.

14 comentários:

  1. Evidentemente que a licitação está prevista nos preceitos que regem o processo de concessão do transporte público. Porem, em um governo que não se tem transparência, caso não haja uma fiscalização popular, corre o risco desse serviço, continuar nas mãos de um grupo de "Coopergatos" o qual a muito tempo vem massacrando a população de nossa Cidade!
    Pode ser "Obus ou Avião", irá continuar esse péssimo serviço dispensado à população...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Lembro que o vereador Bruno Soares requereu ao Prefeito a apresentação do plano de mobilidade urbana e entre as ações prevista, as quais o vereador acha fundamentais, foi que os veículos do transporte público sejam equipados com elevadores para atender os portadores de necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos é maravilhoso a participação de todos na construção de uma sociedade igualitária. Vamos apresentar projetos concretos, visíveis a todos. Todos podem participar e ajudar o município de Parauapebas. Por gentileza vamos nos identificar com nossos nomes e juntos de mãos dadas tornar o mundo um lugar melhor. Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joddal se não houver pressão, o transporte público continuará com as Cooperativas e com vans em alguns bairros.

      Excluir
  4. Essa matéria - Lei Municipal - é antiga, só depende de regulamentação do Sr. Prefeito e não é fruto desses desocupados que hoje lotam o legislativo. Além do mais, existe uma Lei federal, que inclusive dar prazo para implantação do serviço de mobilidade urbana. Mas, o nosso Município é muito pobre, inclusive de políticos sérios!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito coerentes as colocações do Simon. Que pena que o prefeito não ouve ninguém. Quer dizer, só e Célio Costa.

    ResponderExcluir
  6. Se o transporte público de Parauapebas não sair das mãos dessas cooperativas pra lá de duvidosas, NUNCA HAVERÁ MELHORA. Pois os vanzeiros e cobradores, raras pouquíssimas exceções, são pessoas totalmente desqualificadas, tanto para dirigir quanto para tratar com os usuários do transporte público. Não há nenhum critério para um indivíduo assumir o volante de uma van, que carrega centenas de vidas diariamente. Pode ser ser menor sem carteira de habilitação, maior sem responsabilidade. Eles fazem racha durante a rota, disputam quem chega primeiro e pega mais passageiros ou vão a 5km/h esperando os pontos encherem. Não passam o troco corretamente, surrupiam constantemente R$0,20 dos passageiros, sob a desculpa de que não tem troco. Se não tem troco, então deixa a passagem por R$1,50. Eu sou totalmente frustrada e envergonhada, como cidadã Parauapebense,com o transporte público dessa cidade que tanto amo. Tenho esperança e confiança que o Prefeito Valmir faça algo pelos usuários de transporte público dessa cidade. POR FAVOR, TIRE ESSA CORJA E COLOQUE EMPRESAS QUALIFICADAS PARA PRESTAR ESSE SERVIÇO! Esse é o clamor de toda a população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito em lhe dizer, mas a proposta do governo é que o transporte público continue com as Cooperativas.

      Excluir
  7. É simples companheira do comentário das 17:35 - É só e somente só, o executivo cumprir com a Lei pertinente e regulamentar a aludida legislação, na qual estar alicerçada o princípio da igualdade, sob à luz da concorrência...

    ResponderExcluir
  8. Na proposta do prefeito as vans serão substituídas por micro-ônibus, mas alguns bairros permanecerão com vans.Ou seja, o transporte público continuará com as cooperativas e com os cobradores e motoristas que não respeitam o povo. Se não der certo, é que terá licitação para outras empresas. Quem deu-me essa informação foi o próprio prefeito em seu gabinete.E até pediu para que eu repasse essa informação para as pessoas.Segundo ele, terá terminal de integração e rota pela PA.

    ResponderExcluir
  9. Essa conversa já vai fazer uma ano, desde a FAP 2012 e até agora nada. Mais um jogo de marketing...

    ResponderExcluir
  10. muito bom essa colocação

    ResponderExcluir
  11. Obs: Não adianta colocar bons veículos apenas, é muito importante educar os motoristas, são quase todos imprudentes no transito e maus educados, teremos que treinar e ensinar como tratar as pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de saber, como faço para fazer uma denúncia sobre um motorista de vans, que faz linha de Parauapebas ao núcleo de Carajás.Pois o mesmo faltou com respeito com as palavras comigo,foi super grosso e não tem uma preparação para lidar com o público..Abradeço se alguém puder ajudar eu..

    ResponderExcluir