CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 18 de junho de 2013

#PROTESTAPARAUAPEBAS# Movimento sem partidos políticos

Políticos de Parauapebas são os mais corruptos. 


Prefeito de Parauapebas é o mais rejeitado do Pará.


Em Parauapebas movimento também não quer participação de políticos profissionais: prefeito, secretários e vereadores não são convidados, são os responsáveis pelo situação caótica da cidade. 


Não sejam cínicos e trabalhem pelo município.


Em São Paulo manifestantes expulsam quem leva bandeira de partidos políticos.
Uma novidade radical. As manifestações de ontem podem ser interpretadas como uma lufada de século XXI. A quase totalidade dos nossos políticos profissionais não entenderam absolutamente nada.
Contudo, a pesquisa DATAFOLHA revela que os manifestantes de ontem não possuem o mesmo perfil que a base pauperizada do lulismo. Aguardemos como esta base social interpretará esta mobilização gigantesca. Até então, rechaçava tudo o que conspirava contra a ordem.

Datafolha: 84% dos participantes do protesto em São Paulo não têm partido

71% PARTICIPARAM ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ DOS PROTESTOS. MAIORIA TEM ENTRE 26 E 35 ANOS

Das 65 mil pessoas que se reuniram no largo da Batata, em São Paulo, para participar do protesto nesta segunda-feira, 84% não têm preferência partidária, de acordo com pesquisa Datafolha.
As reivindicações dos manifestantes, que nos primeiros dias protestavam contra o aumento da tarifa do transporte, foram ampliadas: mais investimentos na saúde, mais dinheiro na educação, fim da corrupção, rejeição ao projeto de emenda constitucional que retira poderes de investigação do Ministério Público, e mais questões locais.
Ainda segundo o Datafolha, 71% dos presentes estiveram ontem pela primeira vez no protesto. A maioria tem entre 26 e 35 anos e 81% souberam do ato pelo Facebook. No total, 85% dos presentes buscaram informações pela internet.
De forma pacífica, os manifestantes entoaram frases como "O povo unido não precisa de partido" e "Sem partido, sem partido", e pediam para que as bandeiras de partidos políticos fossem guardadas.
Ao contrário do protesto anterior, na quinta-feira, não houve confrontos ou casos de vandalismo na maior parte do percurso, exceto à noite, quando um grupo de manifestantes forçou as grades e tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes. 

Um comentário:

  1. É BONITO DE SE VER! (A Rua é o Palco do Povo)
    Aderbal da Silva.
    Parauapebas, 18.06.13.


    Como dizem os adolescentes na sua linguagem própria: "demorou!”
    Estava demorando mesmo. Depois do movimento "Fora Collor", este é o maior movimento da nossa história mais recente, de caráter popular e (quase) espontâneo.
    Vinte centavos parece pouco, mas faz diferença sim; só que isto foi apenas o estopim de uma bomba que há muito tempo vinha se aquecendo. Junte-se a isto a corrupção escancarada em todos os níveis de poder (inclusive no judiciário); o descaso com a saúde pública (e privada também - para quem paga plano de saúde); a falta de segurança pública (a impunidade para assaltantes e assassinos confessos e punição para inocentes e quem procura fazer justiça); o aumento de salário dos políticos que não trabalham em benefício da população (super salários) e o baixo salário dos trabalhadores, inclusive dos professores; a péssima qualidade dos serviços destinados à população, inclusive o transporte coletivo urbano que se tornou o carro chefe deste movimento que se expandiu com a mesma força para todo o Brasil e está chegando ao interior. E é bonito de se ver. O povo nas ruas, caminhando e cantando, pedindo justiça e direitos respeitados. É isso aí, a praça é o palco do povo.
    Agora, quando alguns mais exaltados destoam do ritmo da canção, a coisa fica feia. É difícil, no meio de uma multidão, não aparecer alguém mais eufórico (ou mal intencionado mesmo); e basta um grito de guerra, uma palavra de ordem e pronto: a festa começou - festa macabra!
    Infelizmente a polícia não foi treinada para fazer gentilezas - até aí dá para compreender - mas receber pedradas... eu penso que é realmente coisa de gente má intencionada mesmo, pedindo uma reação violenta para depois criar um fato na mídia. Ah, como a mídia gosta disso! Longe de mim defender a ação violenta da PM. Sou contra a violência, venha de onde vier - se é de paz, tô dentro.
    Depois da quinta de terror em São Paulo, a manifestação de segunda foi pacífica e bonita - coisa de gente civilizada (apesar de alguns afoitos tentarem invadir a sede do governo); em Brasília os manifestantes tentaram tomar o Congresso, mas não houve violência (pelo menos não explicitamente); No Rio e em Belo Horizonte a coisa ficou feia - foi pauleira mesmo - zero prá quem deu o pontapé inicial pros tumultos. Em Belém (não é porque sou daqui) talvez tenha sido a mais tranqüïla e bonita de todas - promete continuar assim - viva nós!
    Em Parauapebas será nesta quinta, dia 20.06 e em Marabá dia 28. Vamos todos - parauapebenses e marabaenses, seguir o exemplo de Belém e fazer bonito - prá ser bonito de se ver.
    A nossa pauta (de Parauapebas) deve ser: quem é o prefeito desta cidade? Por que a educação parou? Quem manda no quê e em quem? A sua saúde, como vai? E, quem regulamenta o transporte coletivo de Parauapebas?
    Não deve ser apenas uma manifestação de protestos contra os desmandos administrativos no nosso município; deve ser uma pauta permanente de discussões, num fórum suprapartidário que busque e ganhe apoio e respaldo de toda a sociedade local e circunvizinha.
    Parauapebenses e vizinhos, acordemos enquanto é cedo! A hora é agora! As ruas são o nosso palco! Os direitos são nossos e devem ser respeitados porque merecemos respeito!
    Vamos à luta!

    ResponderExcluir