CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Eleições 2020: Parauapebas, pandemia e politicagem



Eleições 2020: Parauapebas, pandemia e politicagem

Em recente artigo para o Brasil 247, ainda que sem a certeza necessária, parafraseei o historiador Sidney Chalhoub ao afirmar que a pandemia do novo coronavírus evidenciaria a incompetência de governantes pretensiosos, intelectualmente sofríveis e moralmente despreparados.

Essa imagem me voltou à mente ontem, quando me pus a ler os relatórios preliminares da mais recente pesquisa eleitoral DATA POPULI (TRE/PA 08796/2020), com divulgação iniciada ontem (15/06) por este CANAL 2N (aqui).

E não por acaso, me veio tal imagem refletida no desespero e abatimento que deve ter recaído sobre aqueles/as que trabalham próximo ao prefeito Darci Lermen (MDB) e que, de algum modo, lhe aconselham administrativa, política e eleitoralmente.

Pois que, se em alguns a Covid-19 se manifestou lhes afetando a saúde, na maioria, ainda que não em forma de mal físico, parece ter lhes atingido o intelecto e lhes afetado a capacidade de discernimento incapacitando-lhes de exercerem seus ofícios, além da corriqueira bajulação. Mesmo que seja para, através desta, mostrarem algum tipo de utilidade.

Os dados apresentados pela mencionada pesquisa DATA POPULI/CANAL 2N desnudaram que bajulação e bajuladores, ainda que acompanhados de uma tão pretenciosa, quanto mal ajambrada e amadora (e talvez por isso), ofensiva publicitária, voltada mais para a figura do prefeito-candidato, pelo menos até agora, não estão surtindo efeito.

Creio que seja por isso mesmo, aliás, que a desgastada figura figure (com perdão do trocadilho) em tão desesperada situação. Conforme os números da amostragem, em comparação com a anterior do mesmo instituto, Darci Lermen (MDB) não só viu suas intenções de votos diminuírem de 26,76% para 22,16%, como sua rejeição aumentou, no caso, de 54,93% para 56,72%.

Não me darei ao trabalho nesta oportunidade de destacar a situação bem mais promissora de outras candidaturas, especialmente daquela que vem mantendo a dianteira, encabeçada por Valmir Mariano (PSD), mesmo que sem qualquer campanha efetiva. Deixarei para outro texto!

Mas, penso que, para bom entendedor, meio recado é suficiente! E as pesquisas já estão, de há muito, acendendo o sinal amarelo para a pretensão reeleitoral do prefeito Darci Lermen. O alerta é cada vez mais claro: bajulação, empreguismo, politicagem (ou, a política da malandragem) parece que não vão funcionar eleitoralmente.

Em tempos de pandemia, o tempo urge! Urge que o prefeito-candidato apresente trabalho e ações. Fotografias, mesmo que “fotoshopadas”, filminhos e desenhos animados de redes sociais, perorações para grupos de zap e malandros e malandragens não servirão mais!

As pesquisas estão dando seu recado!

_____________________________
* Léo Mendes é historiador e bacharel em Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário