CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 4 de junho de 2020

EXCLUSIVO: Wender Saldanha do Hiperssena é condenado a mais de 8 anos de prisão por fraude tributária em MG

Condenação do marido em 8 anos de prisão pode levar Francine do Hiperssena a desistir da disputa pela prefeitura de Parauapebas



Condenação abala o Grupo Saldanha e a pré-candidatura de Francine do Hiperssena

Segundo a denúncia do Ministério Público de MG restou confirmado e documentado que as empresas CEREALISTA NORTE DE MINAS/WA ATACADISTA – LÓGICA ALIMENTOS LTDA – CNM TRANSPORTES LTDA., POSTO TRILHA DO SOL são constituídas por ‘laranjas’, na verdade são de titularidade do ‘Grupo Saldanha’, encabeçado por OSVALDO SALDANHA DE ALMEIDA e seus filhos JOSÉ JAIME SALDANHA, WENDER SALDANHA DA FONSECA E WILDA OLIMAK SALDANHA.

Wender Saldanha, esposo de Francine do Hipersenna, foi acusado e condenado a mais de 8 anos de prisão, no último dia 2 de junho, por diversos crimes contra a ordem tributária, ficando comprovado também que a quadrilha usavam terceiros (‘laranjas’) para figurar formalmente como sócios das suas empresas, mas na realidade ele eram os sócios e administradores de fato e portanto eram os responsáveis pelo esquema fraudulento e pela sonegação dos tributos.

Precisa de esclarecimentos

Os fatos foram noticiados pela imprensa ainda naquele ano (aqui), mas a condenação saiu apenas no último dia 2 de junho, ainda não está claro qual o envolvimento de Francine do Hiperssena nas condutas ilícitas do marido, fato que ela também chegou a ter a sua prisão preventiva decretada na época.

Darci Lermen e Francine do Hipersenna: processos, prisões e habeas corpus




Darci Lermen e Francine do Hipersenna estão com suas pré-candidaturas atravessando por momentos de grandes incertezas no Poder Judiciário, ambos estão envolvidos em processos, prisões e pedidos de habeas corpus.

MP pediu o afastamento e Polícia Federal no encalço

O Ministério Público pediu o afastamento de Darci Lermen do cargo de prefeito, devido o seu envolvimento numa suspeita compra de ventiladores pulmonares, por enquanto o Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens do prefeito e dos demais comparsas (aqui).

Darci Lermen teve um mandado de prisão expedido em seu nome, por recebimento de propina no caso Pazinato, na Operação Timóteo, realizada pela Polícia Federal (aqui), para escapar da cadeia ele teve que ficar foragido por vários dias. Darci ainda tem envolvimento com desvio de merenda escolar, respondendo por processos que podem resultar em mais de 15 anos de prisão (aqui).

Meu passado me condena

Francine Lopes Gonçalves, Francine do Hipersenna, a exemplo de Darci Lermen, também enfrenta dificuldades com a justiça criminal. 

Francine Lopes foi denunciada pelo Ministério Público  de Minas Gerais pelo crimes de associação criminosa (formação de quadrilha), falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, condutas tipificadas nos artigos 288 e 299 do Código Penal, no art. 1º, inciso V e VII, da Lei n. 9.613/98 antes da alteração de 2012.

Embora seja uma empresária bem sucedida, o fato é que a pré-candidata Francine Lopes tem uma folha corrida na Justiça do Estado de Minas Gerais que precisa de explicações mais detalhadas da pré-candidata.

Habeas corpus sequer foi conhecido pelo STJ

Francine Lopes, ao exemplo de Darci Lermen, também tenta trancar a ação penal no Superior de Tribunal de Justiça, mas não obteve êxito nesta corte, conforme decisão do Ministro ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, que pode ser consultada no site oficial do STJ (aqui).

Matéria publicada e tentativa de censura

Os crimes, processos e prisões que o Ministério Pública e o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais imputam contra a empresária Francine do Hipersenna foram veiculados no site do Jornal Extra Carajás (aqui) e nas redes sociais dono município, mostrando um vasto conteúdo de condutas graves da pré-candidata a prefeita de Parauapebas, inconformada ela ingressou com uma ação judicial para tentar excluir as informações do Facebook (aqui), o processo tramita numa vara da Comarca de Parauapebas sob o n° 0800959-50.2020.8.14.0040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário