CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Parauapebas: município pretende adquirir 300 mil doses da primeira vacina disponível no país



Prefeitura age corretamente 

O governo de Parauapebas agiu corretamente, na falta de um plano de vacinação do Ministério da Saúde e da Presidência da Repúbica, a administração pública local busca a aquisição de 300 mil doses para imunizar toda a sua população contra a 'covid-19', o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, conseguiu relacionar o município entre aqueles que podem receber a vacina no primeiro lote disponível.

Hoje (10), a Federação dos Municípios de Santa Catarina, juntamente com prefeitos de municípios de outros estados brasileiros, caso de Parauapebas/PA, estarão na sede do Instituto Butantan, em São Paulo/SP, para a assinatura do protocolo de intenções de aquisição da vacina produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac (aqui - saiba mais).

Coronavac e Sputinik V

As vacinas chinesa e russa são as mais adequadas para os países mais pobres, seja pelo preço, pela logística mas fácil na produção e distribuição ou seja pelo estágio mais avançado em que se encontram, outras vacinas, como a da Pfizer, segundo especialistas, são inviáveis para o Brasil (leia aqui).

A Coronavac e Sputinik V podem custar entre 3 e 10 dólares a dose (aqui), o preço acessível se deve ao fato do governo russo e o chinês defenderem a imunização de toda a população mundial.

Outro ponto, já aceito pelos governos da Rússia e da China, é a transferência tecnológica (aqui) para países que possam fabricá-las, já as farmacêuticas da Europa e dos EUA querem manter o controle das patentes, cobrando preços que somente países ricos teriam condições de acesso.

Tem que agir

O cenário para a população dos países pobres é catastrófico, segundo reportagem do DW (aqui), em 2021, apenas 9 em cada 10 moradores dessas nações conseguirão acesso a uma vacina contra a covid-19, as farmacêuticas Moderna, Pfizer e BioNtech venderam quase toda a sua produção para as nações ricas, elas compram mais doses do que realmente necessitam.

Pior com Bolsonaro

O cenário é difícil, imagine se esse país pobre tiver um negacionista de extrema-direita na chefia do governo, o caso do Brasil, o resultado é uma situação ainda mais perigosa para a população, já são mais de 178 mil brasileiros mortos pelo descaso do governo federal no enfrentamento da 'covid-19'.

Inversão de valores: facilita para bandidos comprar armas, dificulta a aquisição de vacinas para as famílias brasileiras

Bolsonaro não tem nenhum plano, caso efetive qualquer medida de vacinação da população brasileira será apenas por pressão da sociedade, o indigitado presidente do Brasil, ao invés de buscar facilitar a produção de vacina contra a pandemia da 'covid-19' no nosso país, a preocupação dele é facilitar a compra de armas, atitude que favorece a vida da bandidagem em geral e das milícias em particular, como aquelas que invadiram as cidades de Criciúma/SC e Cametá/PA (BBC Brasil - aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário