CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 19 de maio de 2018

CNBB denuncia a violação dos direitos de quem mora próximo da Estrada de Ferro Carajás, operada pela VALE

“Sofrem impactos enormes. A violação dos direitos de quem mora próximo da estrada de ferro Carajás já foi motivo de uma série de denúncias através da ONG Justiça nos Trilhos, que atua em defesa das famílias atingidas pela Companhia”




"Existem no Brasil 2.500 municípios impactados pela mineração. As empresas do setor mineram no país mais de 80 tipos de minérios, com o uso inclusive de trabalho semi-escravo. Empregam uma força de trabalho de quase 3 milhões de trabalhadores e destes, menos de 500 mil estão protegidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

No Maranhão, ao longo dos 900 km da estrada de ferro Carajás, passa o minério de ferro extraído da Amazônia brasileira e destinado à exportação. Ali, o impacto é cotidiano sobre a saúde e a vida da população.

Quem nos fala é o Frei Rodrigo Peret, franciscano membro do Grupo de Trabalho da Mineração da CNBB e da Comissão Pastoral da Terra de Uberlândia (MG):

'Sofrem impactos enormes. A violação dos direitos de quem mora próximo da estrada de ferro Carajás já foi motivo de uma série de denúncias através da ONG Justiça nos Trilhos, que atua em defesa das famílias atingidas pela Companhia'."


Nenhum comentário:

Postar um comentário