A data-limite para qualquer cidadão ter uma filiação partidária e postular um candidatura a prefeito ou vereador nas próximas eleições municipais é 6 de abril, próximo sábado, ou seja, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro.
Já a denominada janela partidária tem prazo diferente, inicia 7 meses antes da data de votação e tem a duração de 30 dias, está prevista no artigo 22-A da Lei nº 9.096/95, começou em 7 de março e finda na próxima sexta-feira, 5 de abril.
Tudo pode acontecer, inclusive nada
Até o momento não se tem nada certo quanta a definição das candidaturas a prefeito, tudo pode acontecer, inclusive nada.
Pelo lado do governo, o prefeito Darci Lermen não desistiu de unir toda a sua base em torno da pré-candidatura de Rafael Ribeiro.
Já na oposição, a indefinição é ainda maior, as dificuldades crescem a medida que o calendário eleitoral avança, hoje, o principal nome da oposição sequer tem partido ou que conseguirá registrar seu nome para disputar a prefeitura.
O rio corre pro mar
As movimentações continuam nos bastidores da política de Parauapebas, são dias decisivos.
Aqueles que pretendem conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Veredores já vão se 'aconchegando' onde vislumbram maiores chances de êxito eleitoral.
Os primeiros indicativos apontam uma ampla vantagem para a pré-candidatura de Rafael Ribeiro, o principal nome da base governista, projetando um potencial pra conquistar uma bancada de 9 a 12 vereadores, destacando os partidos: União, Solidariedade e as federações do PSDB/Cidadania e do PV/PCdoB e PT.
Braz
O PDT, do pré-candidato Braz, tem potencial pra eleição de 1 a 2 vereadores.
Keniston Braga
O MDB, do pré-candidato Keniston Braga, que no comando da legenda pode tentar novamente disputar a prefeitura, tem potencial de eleição para 1 ou 2 vereadores.
Oposição
A pré-candidatura de Valmir da Integral vem ganhando força, mas projetamos a eleição de apenas 1 vereador.
Aurélio Goiano, apesar de até o momento liderar com folga as pesquisas eleitorais divulgadas, ainda não tem consolidado um partido político, de qualquer modo, projeta um potencial de eleição de 1 até 2 vereadores.
A natureza das coisas e da política
Diria Accioly Neto, o poeta pernambucano:
"Se avexe nãoAmanhã pode acontecer tudo, inclusive nadaSe avexe nãoQue a lagarta rasteja até o dia em que cria asasSe avexe nãoQue a burrinha da felicidade nunca se atrasaSe avexe nãoAmanhã ela para na porta da sua casaSe avexe nãoToda caminhada começa no primeiro passoA natureza não tem pressa, segue seu compassoInexoravelmente chega láSe avexe nãoObserve quem vai subindo a ladeiraSeja princesa ou seja lavadeiraPra ir mais alto, vai ter que suar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário