CPI DA VALE
Nesta quinta-feira (24), os deputados da CPI DA VALE estarão em Parauapebas/PA, participarão de uma reunião na Câmara de Vereadores.
Parauapebas é conhecida como 'capital do minério', é o principal centro urbano da maior e mais rica província mineral do planeta, explorada exclusivamente pela VALE.
Modelo colonial
O modelo exploratório muito bem executado pela mineradora VALE é puro colonialismo, o trem carregado de ferro é a caravela abarrotada de 'pau-brasil, cana-de-açúcar ou do ouro das minas gerais'.
Para ver o resultado, os deputados não precisam ler nenhum livro de história, basta andar pela periferia de Parauapebas/PA, constatarão que dessa vez não foi preciso buscar trabalhadores do outro lado do 'atlântico sul'.
Lucros absurdos
Vale um doce
O silêncio sobre a CPI da Vale na imprensa de Parauapebas revela o modus operandi da mineradora, a imprensa paga não se deixa amordaçar apenas por ser 'doceira e festeira', ela está religiosamente associada ao projeto ideológico da pior empresa do mundo.
Um vírus
Não basta o contraste social e o rastro de destruição deixado ao longo dos trilhos da sua ferrovia é preciso tornar a pobreza resultante da sua exploração invisível aos olhos das suas vítimas, a mineradora VALE atua como um vírus a contaminar o Pará e o Maranhão.
Maldição e dádiva
A riqueza natural tem sido dádiva e maldição: dádiva para os inescrupulosos acionistas e altos dirigentes; maldição para os indígenas e para os trabalhadores da companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário