Plano de Trabalho da CPI
A CPI da Vale, instalada no dia 26 de maio, anunciou no último dia 8/06 o seu Plano de Trabalho.
A CPI da Vale é histórica, mas já sofre a 'auto censura' da mídia corporativa regional do Pará, toda comprometida e financiada pela grande mineradora.
Vale é a dono do Pará
A CPI da Vale é composta pelos deputados Eraldo Pimenta (presidente), Carlos Bordalo (vice-presidente), Igor Normando (relator), Cilene Couto, Ozório Juvenil, Miro Sanova e Eliel Faustino, tem o objetivo de investigar a atuação da mineradora que detém 80% das concessões minerais do Pará.
Lucros absurdos, impactos ambientais e danos à saúde
A empresa tem lucros absurdos com as suas atividades exploratórias, todas com impactos ambientais incalculáveis e suspeitas de graves danos à saúde dos seus empregados.
Regalias
A Vale foi a empresa mais beneficiada pela Lei Kandir, com privilégios tributários extraordinários, nenhuma mineradora no mundo goza das regalias que a Vale tem no Pará e no Brasil.
Foco
A CPI terá entre os seus focos principais as concessões de incentivos fiscais que beneficiam a Vale, o descumprimento de condicionantes ambientais pela empresa, a falta de segurança nas barragens, o repasse de recursos aos municípios, a verificação de práticas de preços externos, além do cadastro geral de processos minerários existentes no Pará relacionados à Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário