CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Tragédia anunciada: O Ministério Público que não fiscalizou em Barcarena também nada faz em Parauapebas

Diante da tragédia de Barcarena (PA), o governo de Parauapebas (PA) deve instituir grupo de trabalho para analisar todas as licenças ambientais da mineradora VALE no território municipal

Com a suspeita de negligência do governo Jatene, via secretaria de meio-ambiente, nas licenças ambientais concedidas para a Hydro/VALE - o município de Parauapebas precisa agir urgentemente e auditar todas as "declarações de conformidades" emitidas pelo governo local, especialmente as assinadas no governo do ex-prefeito Valmir da Integral



Barragens e captação d'água em Parauapebas - esperando a tragédia

Frente a atuação da mineradora VALE em Parauapebas é imprescindível e urgente que o governo municipal crie um grupo de trabalho, em parcerias com a sociedade civil, com o Ministério Público, com o legislativo para fazer um levantamento de todas as licenças ambientais outorgadas para a VALE no território do município, no sentido de reavaliar e instruir as "declarações de conformidade" emitidas em favor da mineradora, notadamente aquelas elaboradas pelo governo do ex-prefeito Valmir da Integral.

Em Parauapebas a tragédia é questão de tempo, mas não há fiscalização do Ministério Público e nem de ninguém nas estruturas da mineradora VALE nem na escandalosa outorga de captação d'água.

Tucanos e MP - os responsáveis pelo desastre da Hydro

O que precisa ser apurado e com rigor é o aparelhamento ideológico do Ministério Público aos interesses políticos do PSDB e seus aliados tipo a mineradora VALE, muda a unidade da federação e o roteiro de compadrio é o mesmo, seja no Pará, seja em São Paulo ou no Paraná - nos reinos do tucanistão o que prevalece é a OMISSÃO.

Operando sem licença ambiental

A informação de que a HYDRO/VALE opera sem licença ambiental precisa ser apurada com rigor.

Segundo o advogado Ismael Moraes, "a Norsk Hydro está em flagrante delito de graves crimes ambientais, e, ainda, em conjunto com a Secretaria de Estado de meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), construiu um arcabouço de fraudes ao obter licenciamento ambiental para destruir uma grande floresta, aterrar nascentes de rios e igarapés e matar a fauna, suprimindo as relações sociais das pessoas que ali habitam com o meio ambiente. Moraes diz que a Hydro fez isso plenamente consciente, tanto que utilizou o fato de ser Área de Proteção Ambiental para expulsar famílias tradicionais, que antes habitavam dentro da mata" (LEIA aqui).

Dominado por tucanos

Quem no Ministério Público do Pará, dominado por tucanos, se atreverá a romper o compadrio, correndo o risco de ser afastado, como ocorreu com o Nelson Medrado, o então chefe do GAECO.

Não é aceitável que um órgão com tanta responsabilidade constitucional, que nem o MP, tenha sido omisso em Barcarena e permaneça inerte em Parauapebas diante da poderosa mineradora Vale e suas empresas "combinadas".


Autoridades do governo Jatene foram avisadas e nada fizeram

Todos do governo Jatene foram avisados do iminência do desastre em Barcarena, nada fizeram, ainda assim estão todos soltos, o Ministério Público do Pará ainda não pediu a prisão de nenhum deles (Leia AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário