A VALE "bamburra" todos os dias no Pará, mas fecha postos de trabalhos
Enquanto fecha postos de trabalho no Pará, a mineração tem saldo de 1.552 empregos em Minas Gerais
A VALE comemora com altos lucros
Minas Gerais e Pará são os principais empregadores no setor mineral, na extração de ferro é onde se concentra mais da metade dos postos de trabalho.
O ano de 2017 foi um ano muito bom para o setor extrativo mineral, bom para as empresas, claro.
Um ano excelente para a mineradora VALE, a exploradora teve altos lucros.
Preço nas alturas
Os preços tiveram aumentos significativos em 2017, principalmente o minério de ferro, a cotação alcançou US$ 90,00/t em fevereiro.
No primeiro semestre de 2017, comparando com mesmo período de 2016, o preço do minério de ferro teve um crescimento médio de 43%. Com o cenário favorável, o ferro passa a ter 68% de participação nas exportações minerais brasileiras, enchendo os cofres da mineradora Vale de bilhões de dólares. No mesmo período de 2016, o minério de ferro respondia por 55,3% das exportações do setor.
Domínio da China
A China é o
principal mercado para as exportações do minério brasileiro, com 41.8% de participação total, seguida de longe pelo Japão, que vem em segundo lugar, com apenas 5.9%.
A mineração fecha postos de trabalho no Pará
O principal produto do setor é o minério de ferro, quem mais produz é Parauapebas e Canaã dos Carajás, cidades paraenses, mas para a VALE isso não importa muito, ela quer apenas explorar, lucrar e depois irá embora, deixando um rastro de destruição e desorganização social.
Acredite, mesmo com todo esse cenário paradisíaco, a mineradora VALE presenteia o Pará com desemprego. O saldo de postos de trabalho foi negativo para o período em 177 vagas.
Veja os números
No primeiro semestre de 2017, quando a Vale mais ganhou e lucrou, o Pará teve uma queda na geração de empregos no setor mineral de 0,9%.
A VALE é a mãe de Minas Gerais e a madrasta do Pará
Enquanto no Pará a Vale (o setor mineral) fecha postos de trabalho, gerando desemprego, em Minas Gerais o saldo de mão de obra da mineração no primeiro
semestre de 2017 foi positivo, principalmente na extração de ferro, com 1492 novos postos de trabalho.
________________________________________________
Obs: Todos os dados são oficiais e publicados pela Agência Nacional de Mineração e CAGED (www.anm.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário