CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Poder Legislativo: levanta-te desse túmulo! (Parte II)

Gregório de Matos
Em meu último texto, para aqueles que tiveram paciência de ler, levantei a seguinte tese: vivemos como se não tivéssemos vereadores. A impressão é que não temos Câmara Municipal nessa legislatura. Os vereadores simplesmente assistem a tudo o que anda acontecendo como meros espectadores. 

Ora, temos a prova cabal da inutilidade dos nossos vereadores quando fazemos uma análise mais cuidadosa do caso Ciza. Desde a primeira semana de administração que as denúncias vindo do Morro dos Ventos – especialmente da SEMED –, de perseguições e irresponsabilidades no trato com a coisa pública, não saíram mais das rodas de conversas por toda cidade. 

Todos nós, que fazemos parte do dia-dia da política, sabemos que as informações que deram conta dos desmandos e desvios da ex-secretária de educação, Francisca Ciza, eram de domínio público e gozavam da total anuência do prefeito. Todas as autoridades eram cientes do que vinha acontecendo, todas, inclusive o Ministério Público e o invisível Poder Legislativo. Tivemos informação de vereadores que chegaram a obter provas documentais e nada fizeram. 

Ao fim da semana passada a bomba explodiu. Francisca Ciza seria exonerada, pois em uma auditoria interna foi encontrada dezenas de irregularidades. Irregularidades que, dizem por aí, podem destronar o sexagenário prefeito. 

O prefeito, com medo de ser cassado, jogou sua secretária na fogueira e passou a dizer que não tinha nada a ver com tudo aquilo. Obviamente, uma clara manobra jurídica. A tentativa é de se safar do que seria inevitável, a cassação. Mas claro, para isso precisamos do Ministério Público e Câmara Municipal realizando seus trabalhos constitucionais. Sendo assim, é bem provável que o decrépito prefeito, mesmo com sérias denúncias de irregularidades na administração dos recursos do FUNDEB, termine seu mandato. 

O problema é o seguinte: por que diante de tantos boatos, denúncias e até mesmo documentos, nossos vereadores permaneceram inertes como pedra? 

A exoneração da secretária após a confirmação de irregularidades em auditoria interna, aprovada pelo próprio prefeito, é motivo mais do que suficiente à instalação de uma CPI. 

Mas como bom cidadão que sou, esperançoso nas instituições democraticamente constituídas, anseio que os vereadores não aceitem que o prefeito usurpe a função fiscalizadora da Câmara. Os vereadores não podem deixar que uma auditoria interna, totalmente direcionada, substitua os poderes investigativos de uma CPI.

________________________________

Veja mais:
http://soldocarajas.blogspot.com.br/2013/05/poder-legislativo-levanta-te-desse.html

12 comentários:

  1. Há anos moro em Parauapebas e nunca vi uma Câmara tão inerte e descomprometida com o interesse público. A corrupção é contagiosa e quando a coisa vem de cima então, vai contaminando tudo. Talvez os "nobres" vereadores e vereadoras estejam se deixando contaminar por esta onda de desmandos, mas justo eles? O que me entristece mais ainda é saber que entre os vereadores há pelo menos três que são (foram até outro dia) professores; pessoas que em tese são responsáveis por ensinar sobre ética e bom comportamento. Quando se calam e fecham os olhos para a situação de desgoverno estão provando que, quando educadores, estavam na profissão errada, e ensinando coisas que eles mesmos não acreditavam. Resta uma única saída: o povo tomar as ruas num movimento social e político bem organizado, para forçar a "justiça" a tomar uma posição e fazer uma limpeza geral, tanto no legislativo quanto no executivo. Ora, se já derrubamos um presidente...

    ResponderExcluir
  2. Se depender desses vereadores o velhote vai ter um mandato vitalício.

    ResponderExcluir
  3. O sonhador Anônimo diz : "...já derrubamos um presidente. Só que naquele momento a conjuntura era outra, e as forças encontravam-se engajadas, o que não se vê por aqui. Portanto" ACORDA ALICE!"

    ResponderExcluir
  4. POIS É! ATÉ CONCORDO COM O GREGÓRIO EM ALGUNS PONTOS, MAS ACREDITAR NA INSTITUIÇÃO CHAMADA DE CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS EU NÃO CREDITO FAZ TEMPO. A ÚLTIMA VEZ QUE TIVE ESPERANÇA FOI EM 2004 QUANDO VOTEI NO EUZÉBIO. DE LÁ PRA CÁ, SÓ DECEPÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. lindolfo aqui na pmp estão falando que o secretario de comunicação esta se despedindo, seja com sua fontes se isso e verdade, olha que tem um monte de gente na ascom morrendo de medo dizem que o nome e de uma pessoa da nossa cidade mais niguem sabe quem ao certo e mesmo,,vc tem alguma informação sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  6. Lindolfo, que história é essa do Josineto comprando fazendas e gados? Você sabe de alguma coisa? Não estou entendo seu silêncio com esse vereador. Acho que ta rolando alguma mensalidade pro Sol kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Estamos igual a "Pedro Pedreiro". Esperando, esperando, esperando, e a coisa continua do mesmo jeito. Cidade suja, saúde doente, educação irresponsável, secretário de planejamento mandando mais que o prefeito e nós, continuamos esperando e a mudança não vem. O que sabemos é que o nosso dinheiro está indo. E o povo que acreditou no Valmir, está descrente. O povo que elegeu 15 vereadores, está decepcionado. O povo que esperava um ministério público atuante, está pasmo. Mas ainda há tempo para reagir, para mostrar nossa força, para fazer valer nossa voz. Amanhã estaremos todos na câmara, a partir da 16hs. Vamos cobrar uma posição de todos os vereadores e exigir uma resposta contra todas essas denúncias que responsabilizam prefeito e secretários. Caso os nobres vereadores não tomem qualquer posição, eles tambem serão responsabilizados.

    ResponderExcluir
  8. Ei Professor Leo até podemos ver o sr falando pelas mãos do gegorio, devia assumir de vez sua voz travestida rssss. Isso até parece coisa de bichinha. assuma logo seu texto bem escrito e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  9. Que negócio é esse de fazenda que o anônimo das 17:26 ta falando? Isso é muito sério! Será que temos outro Euzébio na presidência da câmara?

    ResponderExcluir
  10. Brincadeira! Nossos vereadores merecem o prefeito que tem. Mas e nós, será que merecemos esses FDP? Só falta o Josineto nomear o Wanterlor pra diretor da câmara.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo das 08:39, não se preocupe com Wanterlor, parece que ele vai muito bem obrigado. Depois de secar com o leite da câmara, agora ele quer secar o leite da SEMOB. E olha que de leite essa galera de lá entende kkkkkk!

    ResponderExcluir