80% de comparecimento às urnas, o poder das mulheres
Parauapebas vai às urnas com 200.659 eleitores, são 99.423 mulheres e 101.236 homens aptos ao voto nas eleições de 2024.
O voto feminino em 2024 representa 49,54% do eleitorado, entre as mulheres jovens na faixa de 16 a 34 anos esse percentual sobe para 50,95%, alcançando mais da metade do eleitorado nessa faixa etária.
Outro dado importante, as mulheres tem um índice de comparecimento às urnas superior ao dos homens, na última eleição de 2020, foram 72.751 votos, 80% de comparecimento, já os homens registraram 70.192 votos ou 76%.
O PSD vem com mulheres
Diante dos números, o PSD acerta o caminho ao registrar uma chapa apenas de mulheres, composta pela jovem Graziele Ribeiro, nascida em Parauapebas, tendo a companhia de Gilmara Adami como vice-prefeita.
União Brasil vem com vice mulher
O União Brasil, com Rafael Ribeiro, prestigia a participação feminina na política e indicou como vice a Adriana Roza, também nascida em Parauapebas.
PL tem vice mulher
O PL, na chapa liderada pelo Dr. Felipe, também prestigia as mulheres, tendo como vice Ana Raquel, indicada pelo partido Novo.
Extrema-direita: chapa 'puro homem'
No momento em que todos buscam prestigiar a participação das mulheres na política, o candidato da extrema-direita, Aurélio Goiano, seguiu outro caminho, alijando da sua chapa qualquer participação feminina.
Parauapebas tem um eleitorado feminino poderoso, mesmo assim, Aurélio Goiano preferiu montar um chapa "puro homem", escolhendo o ex-prefeito Chico das Cortinas para ser candidato a vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário