Que estão fazendo com o lixo hospitalar em Parauapebas? |
ANVISA
Existem regras para o descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde. Elas estão dispostas na Resolução n° 306 de dezembro de 2004, da Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado, da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração) atingindo hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.
Entre elas, uma estabelece que a segregação, tratamento, acondicionamento e transporte adequado dos resíduos é de responsabilidade de cada unidade de saúde.
HOSPITAL MUNICIPAL
No caso do hospital e das unidades de saúde municipais a responsabilidade é do Secretário de Saúde, do prefeito, da Clean, do Queiroga? De quem será?
Dentre os dejetos que constituem resíduo hospitalar estão bolsas de sangue, seringas, agulhas, resto de medicamentos e curativos, material radioativo, lâminas de bisturis, membros humanos amputados e restos de comida servida a pacientes com doenças infecciosas, portanto, o lixo comum está no meio das ruas de Parauapebas e o lixo hospitalar?
"MISTÉRIO" PÚBLICO
O Ministério Público do Estado do Pará deveria instaurar inquérito civil público para apurar as condições em que é realizada a coleta de lixo hospitalar no município de Parauapebas.
A Vigilância Sanitária DEVERIA fiscalizar as unidades de saúde de Parauapebas, assim saberíamos o que estão fazendo com o lixo hospitalar.
Qual a empresa que anda prestando esse serviço? Qual a licitação que a contratou? Quem é o responsável?
Qual o Promotor de Justiça que poderia responder essas perguntas? Será que os nossos "promotores" não consideram o assunto relevante ao ponto de tirarem férias e tudo parar, aliás, tudo continuar parado?
Qual seria o "mistério'?
NAO SE PREOCULPE O QUEIRROBA, VAI ARRUMAR MAIS UMA DE NSUAS EMPRESAS PRA FAZER A COLETA. COMO ELE FAZ COM AS UPAS, LIXO E AS CERCAS. DENTRE OUTRAS.
ResponderExcluir