Butantan - Projeto S
No último dia 12/02, o Instituto Butantan e a prefeitura da cidade de Serrana (SP) lançaram o Projeto S, um estudo controlado sobre os efeitos da imunização em massa dos moradores do município de Serrana, os resultados serão acompanhados pela comunidade científica internacional.
“Este é o primeiro estudo dessa magnitude, com esse desenho, que está sendo feito no mundo”, afirma Dimas Covas. (aqui - Butantan)
O município de Serrana/SP tem 45.644 habitantes, o Butantan busca descobrir os efeitos da imunização em massa na taxa de transmissão do vírus, no controle da infecção, na proteção com relação a gravidade das manifestações clínicas e nas internações hospitalares.
“A ideia é vacinar o maior número de pessoas da população adulta. Nós estamos prevendo uma vacinação que pode chegar a 30 mil pessoas. E, com isso, a gente acompanha a evolução da epidemia. Tem aspectos técnicos que vão permitir fazer cálculos, fazer projeções e calcular se a vacina é capaz de diminuir a transmissão do vírus”, explica o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas. (aqui)
A efetiva imunização terá início no dia 17 de fevereiro e vai até o dia 20, o Instituto Butantan estima que em 13 semanas será possível avaliar o impacto da vacinação no curso da pandemia.
A escolha de Serrana
O Butantan esclarece que o Projeto S não se trata de um programa de vacinação em massa, mas de um estudo científico sob total controle, a escolha da cidade de Serrana/SP foi em decorrência de fatores como: porte e localização do município, número de casos ativos (5% da população), por apresentar uma circulação diária 10 mil habitantes, 20% dos moradores viajam todos os dias, propiciando a disseminação do vírus. Outro fator para a escolha de Serrana foi a região ter suporte de grandes hospitais e universidades.
Também foi realizado um censo com georreferenciamento e avaliado o nível de aceitação da vacina entre os moradores de Serrana/SP.
A vacina do Butantan
A vacina que será usada em Serrana é a vacina do Butantan, a CoronaVac, uma das vacinas mais seguras do mundo e provavelmente a mais eficaz contra as novas variantes do coronavírus.
“A vacina do Butantan é diferente. É uma vacina com vírus inteiro inativado, ou seja, quebrado nos seus pedaços, e são esses pedaços que formam a vacina. Então, quando o indivíduo recebe esses pedaços do vírus, ele produz uma resposta imunológica ampla, que vai produzir os anticorpos contra os vários pedaços do vírus e não contra um pedaço. Portanto, a chance dessa vacina ter problema com essas variantes é menor que as demais.” (aqui no Butantan)
Nenhum comentário:
Postar um comentário