CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Autofagia tripla - por Léo Mendes


A lei da selva é traiçoeira, surpresa.
Hoje você é o predador, amanhã é a presa.
(Racionais MC's)


O ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, costumava dizer que a “política adora a traição; mas, detesta o traidor”

Foi esta imagem que me veio à mente quando li sobre a situação do PSD/Pará no excelente Blog do Branco (aqui), a qual reproduzo a parte acerca da autofágica situação em Parauapebas, ei-la: "O que [for] definido em Belém não mudará os direcionamentos do PSD parauapebense. Os seus principais pré-candidatos ao parlamento estadual, Gesmar Costa e Valmir Mariano, estarão no palanque de Márcio Miranda, abraçados ao autofagismo que os espera (...)”.

Sem entrar no mérito da discussão política estadual, pois entendo, em tempos de “fundo partidário”, a hierarquia partidária prevalecerá, levando os interesses estaduais "a rodo" sobre os municipais, o que me faz crer, diferentemente do citado blog, que o PSD/Pará penderá para Helder Barbalho (MDB); limitando-me a Parauapebas, partilho de sua opinião: trata-se de “autofagia” – triplamente qualificada!

Explico. 

Em primeiro lugar, o lançamento da candidatura de Valmir Mariano, ainda que eu não conheça a vida interna do PSD-Parauapebas, parece-me mais destinada a subtrair que somar, vez que que o dito partido não dispõe de estrutura política e/ou financeira para bancar duas candidaturas ao parlamento estadual no município, de modo que, acredito, uma “parasitará” a outra, perderão ambas!

Em segundo lugar, sempre lembrando que observo à distância as disputas internas do citado partido em nossa cidade, me parece que a decisão de Valmir Mariano em lançar-se à Assembleia Estadual tem como alvo justamente o mandato de Gesmar Costa, impedindo-o de se consolidar como principal liderança partidária em nossa região e, por “força da gravidade eleitoral”, alçar voos mais altos, talvez se cacifando para a disputa municipal de 2020. Realçando-se que por gosto, experiência e personalidade este (Gesmar) mostra-se mais agregador que aquele (Valmir)!

Por fim, em terceiro lugar, ao lançar-se em contraposição ao já deputado estadual Gesmar Costa, o ex-prefeito Valmir Mariano amplia a autofagia partidária, abrindo espaço para outros nomes, de dentro e/ou de fora do PSD, para trilhar a larga avenida político-eleitoral aberta para candidaturas a deputado federal, inclusive em dobradinha com o mesmo Gesmar Costa, agora e, com grandes possibilidades, em 2020!

De resto, à guisa de conclusão, do texto e não do problema, fique claro, me parece que Valmir Mariano e aqueles que lhe cercam resolveram “jogar todos os seus dados” apostando alto no chamado recall eleitoral do ex-prefeito, desconsiderando os demais aspectos de uma disputa eleitoral como esta, pois, os lances de 2018, inexoravelmente, refletirão em 2020!

E, em nossa humilde opinião, como já reconhecemos, não apenas nossa: a autofagia pessedista parauapebense lhe será desastrosa

Diz antigo ditado popular: “quem tudo quer, nada ganha”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário