CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Peregrinos são acolhidos no TJPA

Parceria com a Cruz Vermelha ampara romeiros que chegam a Belém

Des. Constantino Guerreiro, presidente do TJPA, com integrantes
da Cruz Vermelha e servidores do TJPA


Depois de caminhar cerca de 70 quilômetros, Reli Cardoso, de 42 anos, que saiu de Mosqueiro de madrugada, chegou ao posto de acolhimento a romeiros, armado no Tribunal de Justiça do Pará, por volta do meio dia desta quinta-feira, exausta, mas feliz. “Meu Deus, que alívio!”, suspirou, ao mergulhar os pés numa bacia de água, receber massagens e fazer um rápido lanche. Não demorou muito. “Se não, o corpo esfria e vai ficar difícil cumprir a promessa de chegar até a Basílica”, justificou ela com a experiência de quem faz o mesmo percurso há seis anos, às vésperas do Círio de Nazaré, para agradecer graças alcançadas.

Reli, dona de uma pequena lanchonete na vila de Mosqueiro, foi a primeira peregrina a ser atendida no posto de acolhimento que o TJPA, em parceria com a Cruz Vermelha, instalou na área externa do prédio-sede para receber romeiros que chegam a pé a Belém para pagar promessas e precisam de atendimento médico, hidratação e apoio psicológico.

Separada do marido e com dois filhos para criar, Reli passou a vender lanches e, fruto desse trabalho, conseguiu educar os filhos: a mais velha se formou em Pedagogia e o mais novo vai prestar vestibular este ano. “Enquanto eu tiver vida, vou fazer essa caminhada”, disse, antes de calçar o tênis e seguir caminho rumo ao Santuário de Nazaré.

Assim como Reli, outros promesseiros serão acolhidos pela equipe de 35 servidores voluntários do TJPA e sete socorristas da Cruz Vermelha, que numa parceria inédita, vão permanecer no Tribunal até às 6h deste sábado, ininterruptamente. Trata-se de uma jornada de solidariedade de quase 50 horas, como observou o presidente do TJPA, desembargador Constantino Augusto, na breve solenidade de instalação do posto de acolhimento.

“Quando terminar esta jornada de mais de 48 horas a que nos propusemos, esperamos termos cumprido os objetivos de proporcionar aos caminhantes mais um pouco da força necessária a que cheguem à romaria do Círio ainda mais imbuídos da convicção de que a fé tanto é capaz de mover montanhas, quanto é capaz de despertar a sensibilidade de instituições como o Poder Judiciário e as pessoas que sentem prazer em servir”, disse o magistrado em discurso lido pelo vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes, que o representou no início da cerimônia e também enalteceu a iniciativa dos servidores voluntários e a parceria com a Cruz Vermelha.

“Dividimos estes momentos com a Cruz Vermelha Brasileira, de tantas boas ações humanitárias em todo o mundo. Nossa maior recompensa é a consciência de estarmos prestando um serviço social a quantos experimentarem os poucos minutos de acolhimento em meio à grande jornada pontificada pela fé e reverência que consagram o sentimento de que estamos comungando do ditame divino de amar ao próximo como amamos a nós mesmos”, observou Constantino.

Para Jair Bezerra, diretor do Departamento de Socorro e Conselheiro da Cruz Vermelha Brasileira, “o Tribunal de Justiça está dando uma lição ao fazer o bem sem dizer a quem, como diz a palavra de Deus”. Instalar um posto de atendimento no caminho dos romeiros, segundo ele, é “um divisor de águas”. “Imagine o quanto é doloroso e difícil para cada um cumprir a sua determinação. Que bom que vocês são nossos parceiros”, disse Jair.

Duas tendas estão montadas no estacionamento do prédio-sede, na avenida Almirante Barroso, para dar suporte ao trabalho dos voluntários. Na primeira tenda, é feito o acolhimento dos devotos, com lavagem dos pés e descanso. Na segunda, eles recebem atendimento médico e alimentação doada por funcionários e magistrados do Judiciário.

Interessados em participar da ação ou doar material devem entrar em contato com o cerimonial do TJPA pelos telefones 3205- 3203 / 3202 / 3228 e pelo email cerimonial@tjpa.jus.br.

Homenagens - O TJPA cobriu a grade frontal do prédio-sede com mais de 34 mil fitinhas de pedidos a Nossa Senhora de Nazaré. As fitas poderão ser retiradas por servidores e fiéis após a passagem da imagem pela frente do prédio, na próxima sexta-feira, 9.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa 
Texto: João Vital e Vanessa Vieira 
Foto: Ricardo Lima/TJPA /

Nenhum comentário:

Postar um comentário