CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Deputado Wandenkolk inicia o movimento REAGE CARAJÁS e cobra responsabilidade social da VALE

Ontem, em discurso na tribuna da Câmara Federal, o deputado Wandenkolk atacou a VALE, em razão da sua falta de responsabilidade social para com os municípios paraenses e iniciou o movimento "Reage Carajás" que promete abalar as estruturas da região 

Segue o discurso na íntegra

O SR. WANDENKOLK GONÇALVES (PSDB-PA) - Como Líder. Sem revisão do orador:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje retorno a esta tribuna para falar de uma contradição. 

Na semana passada, estive visitando vários municípios, principalmente os do sul do Pará que completam aniversário em festas belíssimas, em razão de suas emancipações: Rondon do Pará, Xinguara, Rio Maria, Água Azul, enfim, vários municípios da região sul e sudeste daquele Estado. Estivemos também em Marabá, implantando a Câmara Técnica do Leite. 

Em São Félix, numa região emblemática do desenvolvimento agrícola sustentável. Contando com várias lideranças, inclusive produtores ligados à agricultura familiar, buscamos alternativas no que diz respeito principalmente às regularizações fundiárias daquela área emblemática para o desenvolvimento do nosso Estado. Para que se tenha uma ideia o município de São Félix do Xingu, segundo o último cadastro, tem mais de 2 milhões de cabeças de nelore. Individualmente, a nível municipal, certamente é o maior produtor do Brasil, talvez seja o maior produtor de nelore do mundo. Contudo, o município vive um desconforto e um descompasso, principalmente, quanto à regularização fundiária.

Mas houve festa. Mostrou-se o povo ordeiro, trabalhador e determinado de toda aquela região, que acredita sempre, e cada vez mais, num futuro melhor.

E eis a contradição: temos na região a maior província mineral do planeta, a província mineral de Carajás, quase toda ela explorada pela Companhia Vale e as suas subsidiárias. Para que se tenha uma ideia do gigantismo da megaempresa, em 2012 auferiu um lucro líquido — num balanço feito por ela mesma — de mais de 40 bilhões de dólares. Enquanto isso, no entorno da província mineral de Carajás, convivemos com falta de salas de aula, saúde, hospitais, estradas, pontes, numa insegurança jurídica generalizada e a cada ano que passa, a Companhia Vale aufere maiores lucros, ficando cada vez mais rica, enquanto os nossos moradores, os nossos habitantes, a sociedade, de maneira geral, fica cada vez mais pobre.

Novamente, para que V.Exas. possam imaginar o tamanho do gigantismo dessa empresa, destaco que ela constrói uma segunda linha férrea, num valor que vai duplicar a exportação do minério, agora tirado de Canaã dos Carajás e levado diretamente para o Porto de Itaqui, no Maranhão, sem verticalizar qualquer grama desse minério em território paraense, levando a cadeia produtiva para a China e lá gerando emprego, quando deveria gerar empregos na nossa região. Esse projeto deverá passar de 230 milhões de toneladas por ano do nosso minério de ferro. Cada vez mais rica e a nossa gente cada vez mais pobre.

Para culminar com tudo isso, o Governo Federal, vários Governos investiram naquela região, fizeram a Hidrelétrica de Tucuruí, fizeram as eclusas no valor de mais de 1,5 bilhão de reais e, num passe de mágica, sem que ninguém entendesse, retiraram os recursos da nossa hidrovia, retiraram recursos do PAC, sem qualquer justificativa técnica, política ou qualquer justificativa que pudesse convencer a nossa gente e fazê-la entender.

Nós convivemos, enfim, com essa contradição. Nós convivemos com o País rico, com uma região rica, mas de um povo pobre. O próprio jornal O Globo, mês passado, fez uma matéria interessantíssima mostrando as dificuldades de Marabá, que cresce a mais de 20%. A explosão demográfica de Marabá é maior que a média nacional, é um dos maiores crescimentos demográficos do Brasil. Nem por isso nós temos o direcionamento de políticas públicas que possam aliviar e, acima de tudo, minorar o sofrimento daquela gente.

Chegou a hora de reagirmos. Chegou a hora de dizer: basta. Chegou a hora de dizer: reaja, Carajás.

Chegou a hora de dizer: este minério é nosso.

Chegou a hora de dizer: esta conquista é nossa.

Nós temos que fazer com que a própria mineradora traduza toda sua riqueza num espaço também de responsabilidade social e de política públicas para aquela região tão sofrida.

Estamos, a partir de hoje, inaugurando esse movimento, que nós consignamos agora, aqui no plenário da Câmara Federal, colocando como definitivamente um chamamento a toda a sociedade civil organizada, a todos aqueles que amam verdadeiramente e têm compromisso com aquela nossa região.

Reaja, Carajás! É chegada a hora, senão mais tarde vai ser tarde demais e nós não teremos mais condições de fazer nada. A cada dia, a companhia Vale leva do nosso território riquezas, dentro de seus vagões, seus trens, para o mundo todo e traz de lá para cá pobrezas, que são pessoas do Nordeste, amigos, parceiros, que não têm condições, e nós estamos lá de braços abertos para recebê-los. Mas a cada vez que essa leva de nordestinos, de migrantes, chega à nossa região, chega aos nossos Municípios, são necessárias mais salas de aula, leitos hospitalares, segurança pública,

Chegou a hora de o País reconhecer que nós já contribuímos muito para o enriquecimento do Brasil. 

Chegou a hora de o Brasil nos ajudar a desenvolver de maneira sustentável aquela região tão importante para o desenvolvimento não só do Pará mas do próprio Brasil de maneira geral.

Na próxima semana, no dia 28, mas remarcado para o dia 04 — apenas para V.Exas. terem uma ideia — 34 distritos se tornarão novos Municípios naquela região. Dentre esses, seis são do entorno de Marabá, uma migração realmente significativa, que, a cada dia, vem fazendo com que as prefeituras locais, principalmente os gestores municipais, tenham seriíssimos problemas na área de segurança nos seus condicionantes mais emergenciais, bem como nas áreas de saúde e de educação.

Agora mesmo, a Vale recebeu uma licença ambiental do IBAMA para fazer a segunda linha férrea que leva o Projeto S11D de Canaã dos Carajás até o Porto do Itaqui, e eu não vi nenhuma audiência pública. Lá, para se fazer um roçado de meio hectare temos que pedir licença para Deus e o mundo. A Vale vai atravessar 10 Municípios com essa linha férrea! Já teve licença concedida pelo IBAMA, ninguém participou de audiência pública, ninguém definiu os condicionantes para exploração dessa riqueza, do megaprojeto e fica por isso mesmo: atravessa, atropela.

Por isso que, a partir de hoje, estamos fazendo essa mobilização, com a realização de audiências públicas nesta Casa, em Marabá e em outros Municípios, eventos que vamos legitimar a partir deste momento.

Reage, Carajás! Afinal de contas somos de um país que se chama Pará.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, Sras. e Srs. Deputados.

5 comentários:

  1. Deputado onde o Sr mora!? Por q fala parecendo q mora aqui na nossa regiao.... So por q esta se aproximando do processo eleitoral o Sr vem querer aparecer "pode procurar outro terreiro aqui na nossa regiao o Sr n tem votos" ....... Volta p barba do seu guru o Sr Governador por q esse movimento em favor de Maraba e regiao é papel dele junto c a populaçao. E o movimento d cobrar da empresa vale cumprimento d varios deveres tb deveria patir do governador aliado aos prefeitos dos municipios onde a vale tem negocios. E n fazer um movimento d rebeldia de infrentamento querer enganar o povo p ir p as ruas fazer manifestaçoes o povo n tem culpa do desgoverno e nem da falta d açao dos parlamentares igual o Sr falar q n tem conhecimento do processo de licenciamento do ramal ferroviario canaa a pebas e ser mto desinformaçao mesmo. Quem sabe se o Sr fosse um morrador da tao discriminada regiao do Carajas o Sr estaria mais informado ne!!!!! Por fim o sr teve alguns votos aqui na ultima eleiçao e gostaria mto q nos eleitores so votassemos em candidato q no minimo tenha endereço fixo na regiao de Carajas.

    ResponderExcluir
  2. e porque o deputado nao fala dos prefeitos da região, que tanto recebem da VALE e nao aplicam esses recursos??????

    ResponderExcluir
  3. Não devemos acreditar em políticos que tem por base Belém, pois todos eles são contra a emancipação da região de Carajás.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Deputado por favor informar quais benefícios e recursos vossa excelência trouxe a cada município que memocionantes, mas de preferência Parauapebas...obrigado. pois aqui já sabemos quem tu és..Não terá mais o Nosso VOTO que é o realmente tu queres, faz igual a VALE suga os eleitores e não faz nenhuma ação social pra cidade. Se liga Deputado.

    ResponderExcluir
  5. nobre deputado quem tem que reage é o seu governado que a década fecha os olhos ao povo do sul é sudeste leve esse movimento pro Jatene. quem vive um dia vera o sonho em realidade o nosso estado de Carajás.

    ResponderExcluir