CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Ibama pode ser acionado na Justiça por Mina de N3, alerta o Ministério Público




Vale e Ibama passando a boiada 

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Pará (MPPA) alertam o IBAMA, na pessoa do seu Diretor de Licenciamento Ambiental, que suspenda a realização a audiência pública referente ao licenciamento ambiental do empreendimento Projeto Mina N3 - Complexo Minerador Ferro Carajás, da empresa Vale S/A, marcada para o dia 08 de outubro de 2020.

Acredite, o próprio Ibama marcou a audiência para o licenciamento ambiental de liberação da Mina de N3, mas nem os órgãos do Ministério Público foram avisados, muito menos ocorreu a devida divulgação dos documentos técnicos relacionados aos estudos de impacto ambiental. 

A Vale é a principal interessada

O Ibama e a principal interessada, a empresa Vale, jamais poderiam tentar realizar uma audiência pública em plena pandemia, sabem que a comunidade não poderia participar, há restrições a circulação e aglomeração de pessoas, não se pode esquecer há indígenas diretamente afetados por mais esse monstruoso projeto mineral da Vale, caso dos Xikrin.

Pelo jeito, o Ibama quer 'passar a boiada', está cumprindo ordens superiores para beneficiar a mineradora Vale,  na linha do defende o ministro da destruição ambiental , o condenado por improbidade Administrativa, Ricardo Salles.

Lucros absurdos com custos ambientais e sociais inestimáveis

Fica evidente a irresponsabilidade da mineradora Vale com os impactos ambientais e sociais dos seus projetos na região do Carajás, o governo de Parauapebas teve que recorrer ao BID para financiar um projeto de saneamento na cidade, algo que deveria ser uma condicionante para que o licenciamento da atividade mineradora da Vale no município, a título desse nova mina de N3 e de Licença Operacional Corretiva (LOC) para compensar os danos já causados nessas décadas de exploração desenfreada dos recursos minerais da região.

Medidas judiciais para conter a boiada da Vale e do Ibama
  
O MPF, MPT e MPPA fixaram um prazo de 2 dias  para que o Ibama responda o pedido de suspensão da audiência pública, sob pena das medidas judicias cabíveis contra os envolvidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário