CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Darci lidera no Ibope com 43%, Valmir fica em segundo com 21%



Ibope aponta vitória de Darci com 43%; Valmir tem 21%

A primeira pesquisa do Instituto Ibope com as intenções de voto para prefeito de Parauapebas, divulgada neste domingo (4), aponta que, caso a eleição fosse hoje, Darci Lermen seria reeleito com relativa facilidade.

Segundo o Ibope, o atual prefeito teria 43% dos votos. O ex-prefeito Valmir da Integral terminaria em segundo lugar com 21% dos votos. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.




Marcelo Catalão, Júlio César e Hipólito aparecem empatados na terceira colocação com 5% das intenções de votos cada um. Na sequência, aparecem Dr. Rubens Moraes (2%), Falcão (1%) e Léo Da Cervebras (1%). Gilberto da Papelaria foi citado, mas não chegou a atingir 1% dos entrevistados.

No segundo bloco de candidatos, apesar de Marcelo Catalão, Júlio César e Hipólito estarem numericamente a frente dos demais, pode-se considerar que, à exceção de Gilberto Sa, todos se encontram tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Brancos, nulos e votos totais 

A intenção para votos brancos e nulos (pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos nomes listados) foi de 11%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somaram 6%.

Rejeição

O Ibope também mediu a rejeição aos pré-candidatos, perguntando aos entrevistados “dentre estes possíveis candidatos a Prefeito de Parauapebas, em qual o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum?”. Darci Lermen e Valmir da Integral, líderes na intenção de voto, também lideram o índice de rejeição. Valmir é rejeitado por 38% dos entrevistados, contra 32% de rejeição ao prefeito Darci.

A seguir, surgem Marcelo Catalão (27%), Falcão (14%), Hipólito (9%), Júlio César (8%), Léo Da Cervebras (8%) e Gilberto Sá (6%). Dr. Rubens Moraes é o menos rejeitado com 5%.




Como era possível escolher mais de uma opção, a soma dos percentuais ultrapassa os 100%.

A pesquisa

A pesquisa foi contratada pelo Portal Carajás. O questionário foi aplicado em 406 eleitores maiores de 16 anos entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O ibope a registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PA-05409/2020.

O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é, segundo o Ibope, de 95%. De acordo com o Instituto, isso significa uma probabilidade de que 95% dos resultados equivalem a um retrato do atual cenário político eleitoral em Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário