Os diálogos gravados pelo dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, de sua conversa com Michel Temer colocam o presidente em uma situação ainda mais complicada. Temer ouviu do empresário que teria comprado um juiz, um juiz substituto e um procurador dentro da Força-Tarefa do caso Greenfield. O procurador Ângelo Goulart Villela foi preso nesta quinta-feira, 17 de maio, em Brasília, a pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Além de Villela, acusado de receber dinheiro para repassar informações a Joesley, foi preso o advogado Willer Tomaz.
Ninguém sabe até agora quem são o juiz e o juiz-substituto a que se refere o dono da JBS no áudio da conversa, liberado hoje pelo STF, nem se ambos foram de fato subornados por Joesley, como ocorreu com o procurador. Quem são eles? A Lava-Jato finalmente vai investigar os laços do Judiciário com a corrupção?
O juiz do caso Greenfield, ao qual estava designado o procurador, é Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal em Brasília, que transformou Lula em réu pela terceira vez, em 2016. E o juiz-substituto da Vara é Ricardo Augusto Soares Leite, o mesmo que ordenou a suspensão do Instituto Lula, cancelada esta semana pelo TRF-1.
No diálogo, Joesley diz ao presidente:
–Aqui eu dei conta, de um lado, do juiz, que dá uma segurada, por outro um juiz substituto, que é o cara que fica… Eu consegui um procurador dentro da Força-Tarefa, que também tá me dando informação, e lá que eu tô para dar conta de trocar o procurador que está atrás de mim. Se eu der conta, tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar, e tal… E o lado ruim é que se vem um cara com raiva, ou não sei o quê… O que tá me ajudando, tá bom, tá beleza. Tem um que tá me investigando, consegui colar um no grupo. Agora tô querendo trocar…
Temer completa:
– …o que está investigando.
– Isso. Ele saiu de férias, até essa semana eu fiquei preocupado porque saiu um burburinho de que iam trocar ele, não sei o quê, eu fiquei com medo. Eu só tô contando essa história pra dizer assim: eu tô me defendendo aí. Os dois lá estão mantendo, tudo bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário