Parauapebas elege 2 deputados
Darci Lermen obteve sucesso na eleição de deputados em Parauapebas, a meta foi estabelecida ainda em janeiro de 2020, pelo prefeito de Parauapebas/PA para a cidade conquistar assentos na Assembléia Legsilativa do Pará (Alepa) e no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados).
Keniston Braga (MDB), ex-secretário de governo e homem de confiança do prefeito Darci Lermen, foi eleito deputado federal com uma extraordinária votação: 126.027 votos no Pará e 52.088 votos ou 39,24% dos votos válidos no município de Parauapebas.
Braz é eleito deputado estadual
Braz, o atual presidente da Câmara de Vereadores, também saiu vitorioso das urnas, obtendo 65.495 votos em todo o Pará, conquistando 44.960 votos ou 33,97% dos votos válidos de Paruapebas/PA.
Helder venceu
Darci Lermen saiu vitorioso e atingiu seus obejtivos principais nessas eleições, conseguiu que o governador Helder derrotasse o bolsonarista Zequinha Marinho.
Pioneiro perdeu
Já para o senado, o candidato Manoel Pioneiro (30,39%), apoiado pelo prefeito, foi derrotado na cidade pelo Bolsonarista Mário Couto (48,19%).
CFEM: Lula x Bolsonaro
Entre os 10 municípios que mais arrecadam CFEM (royalties da mineração), no Brasil, 3 são do Pará e 7 de Minas Gerais. Bolsonaro foi derrotado nos 7 mineiros e ganhou nos 3 paraenses.
Pará e Parauapebas
No Pará, Lula venceu com folga e obteve 52,22% e Bolsonaro 40,27%, ou seja, dependesse do cidadão paraense Lula estaria eleito no 1° turno.
Em Parauapebas a situação foi diferente, na cidade Lula teve um discreto apoio do prefeito Darci Lermen, mesmo assim obteve apenas 39,03% contra 55,28% de Bolsonaro.
No segundo turno a expectativa é que o prefeito Darci Lermen comande uma virada do petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário