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quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PA 160: Darci Lermen e Josemira Gadelha trabalham para viabilizar a 'Rodovia da Integração'



Rodovia da Integração

A PA-160 foi implantada pela própria VALE, a mineradora conserva a rodovia, conforme se pode constatar no site da JM Terraplanagem (aqui).

A prefeita de Canaã dos Carajás/PA, Josemira Gadelha, e o prefeito de Parauapebas/PA, Darci Lermen, anunciaram a duplicação de 66 km da PA 160, no trecho que interliga as duas cidades (aqui)

Em boa hora

Hoje, em boa hora, o prefeito de Parauapebas chamou uma reunião com a Vale e a prefeita de Canaã dos Carajás, colocando a necessidade, além da duplicação, do projeto contemplar o asfaltamento até a praia do Pontão, a PA 160 passaria a ser verdadeiramente a "Rodovia da Integração".



A principal beneficiada

A Vale investiu na implantação do projeto S11D cerca de 11,45 bilhões de dólares, algo em torno de R$ 60 bilhões (aqui), mas não contemplou a interligação de Parauapebas e Canaã dos Carajás com a BR 153 (Belém-Brasília), a rodovia que integra a Região Norte ao Centro Sul do país.

Era de esperar, nos investimentos para o S11D, que a Vale contemplasse a ligação rodoviária do seu complexo mineral com a BR 153, algo em torno de 189 Km (segundo trajeto Google-aqui).


Os lucros absurdos da Vale

No relatório da Vale (aqui), na página 14, tem uma informação importante, a mineradora estimava em 30 anos o ciclo de exploração do S11D, com extração anual prevista de 90 milhões/toneladas.

A explosão da cotação do minério de ferro no mercado internacional fez a VALE ampliar a produção em Canaã dos Carajás para cerca de 120 milhões de toneladas/ano.

A cotação da tonelada do minério de ferro já supera os 200 dólares (AQUI), gerando lucros absurdos (AQUI).

Acaba um dia

O aumento de 90 para 120 milhões de toneladas ao ano reduz o tempo de vida útil do S11D em aproximadamente 8 anos, diminuindo de 30 para 22 anos de exploração.

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