A pior empresa do mundo
Em 2012, antes dos crimes de Mariana e Brumadinho (leia aqui), a mineradora Vale já tinha sido eleita a pior empresa do mundo (leia aqui), na época ela concorreu com a Tokyo Electric Power (Tepco), responsável pelo desastre nuclear de Fukushima, no Japão, causando a morte e desaparecimento de algo entre 18 e 20 mil pessoas, mesmo assim a Vale não encontrou páreo na empresa japonesa (leia aqui sobre Fukushima).
CPI estadual
A mineradora Vale S.A. é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), a CPI estadual terá como foco principal a concessão de incentivos fiscais, o descumprimento de condicionantes ambientais, a falta de segurança em barragens e os repasses incorretos de recursos aos municípios mineradores.
O requerimento já foi lido em Plenário e tem amplo apoio dos deputados estaduais, contando com 30 assinaturas, número bem acima do mínimo de 13 deputados (leia aqui).
CPI em Parauapebas
A Câmara Municipal de Parauapebas também vai investigar a mineradora Vale S/A, uma CPI foi instaurada e tem como objetivo apurar a conduta da empresa no município, segundo as denúncias, a empresa proibiu a contratação de pessoas acima de 45 anos e estariam dando preferência no recrutamento de mão de obra de fora do município.
A CPI também analisará os impactos no município de Parauapebas do projeto Salobo 3 e do Ramal Ferroviário do S11D.
A CPI em Parauapebas teve o endosso de 6 parlamentares e será presidida pelo vereador Miquinha (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário