CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PARAUAPEBAS: PREFEITO TENTA COMPRAR O PT PRA BARRAR CPI'S


Blog do Luiz Vieira

Antes de ler a matéria vá para o lado direito na parte superior e vote na enquete sobre a venda dos vereadores. Para ver o resultado basta passar a barra horizontal (logo abaixo da enquete) para a direita. 


No início o Valmir não deu muita importância para a CPI da saúde. Achou que tudo não passava de um blefe do G-5 e logo eles pediriam arrego. Com o andar da carruagem, o prefeito percebeu que a coisa estava ficando séria e complicando para o seu lado. Orientado pela sua assessoria jurídica entrou na justiça para barrar a CPI e perdeu. Para complicar mais ainda o escândalo da compra dos contraceptivos culminou na demissão do seu Secretário de Saúde Dr. Rômulo. Então o Prefeito apelou para o golpe de misericórdia para por fim de vez à CPI: chamou os vereadores do PT e refez a proposta de compra. É bom ressaltar que essa tentativa já vem acontecendo há muito tempo e só ainda não se concretizou porque a militância tem segurado a barra. 

Valmir não quer conversa com o Partido dos Trabalhadores. Já deixou claro que não tolera o PT e quer manter distância. Quer apenas os vereadores para tentar salvar sua pele. Na última conversa ele foi direto e disse: "quero o mesmo que vocês, que é garantir a minha reeleição, e para isso estou disposto a pagar o preço". Dessa vez Valmir foi mais ousado e jogou alto. As secretarias usadas na compra dos vereadores seriam: SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) para a Eliene Soares, SEMPROR (Secretaria Municipal de Produção Rural) para o Miquinha e SEMURB (Secretaria Municipal de Urbanismo) para o Zé Arenes. O Euzébio ficaria com a Presidência da Câmara no biênio 2015-2016. Com essa proposta os vereadores balançaram e essa semana devem bater o martelo.

Quanto custa o caráter de um vereador?


Não é segredo para ninguém que Miquinha, Arene e Eliene não confiam no Valmir. Eliene chegou a falar na tribuna da Câmara que não sossegaria enquanto não cassasse o mandato do Valmir. Seria, segundo ela, uma questão de honra. Nos últimos dias até se aproximou da vice-prefeita Ângela. Nas rodas de conversa eles afirmam que Valmir não tem palavra e que humilha até os vereadores de sua base. O que mudou então? De repente passaram a confiar no Prefeito? Claro que não. O fato é que bateu o desespero e isso fez alguns vereadores perderem completamente a noção. O principal argumento dos vereadores que querem se vender é o seguinte:"todo mundo é corrupto, o Ministério Público não faz nada, está todo mundo comprado, o povo é corrupto e vive nos pedindo dinheiro. Se ficarmos de fora não teremos dinheiro para nos reeleger. Então vamos assumir as secretarias e nos dar bem também. Faremos o que for possível para garantir nossa reeleição".

Esse argumento é o mais sórdido e sujo que pode haver no meio político. Se querem assumir as secretarias para usar a máquina para reeleição, como se dará isso? Não existe outra forma. Por um lado terão que praticar corrupção e desviar dinheiro do orçamento da secretaria para caixa de campanha. Por outro lado, terão que demitir pais e mães de famílias de suas respectivas secretarias para contratarem seus cabos eleitorais. Simples assim. 

É claro que o Prefeito Valmir que de bobo não tem nada, entregará apenas os cargos de secretários. O orçamento e a decisão de quem se contrata continuará sendo da Secretária de Planejamento que é sua filha. Portanto, caso os vereadores se vendam, receberão um presente de grego. Ficarão tão desmoralizados que não se elegerão nunca mais para nenhum cargo. É um suicídio político que todo mundo vê. Isso está tão claro e cristalino que só quem está muito cego pelo poder e faminto por dinheiro não é capaz de enxergar.

Como fica a CPI da saúde?


Caso se concretize a venda dos vereadores petistas, a CPI estará comprometida. Dependerá exclusivamente da capacidade e da seriedade dos vereadores Bruno e Charles  para o trabalho não ir para o lixo. Hoje as 9 horas teremos a primeira audiência pública da CPI na Câmara com depoimento de importantes testemunhas. Vamos ver como se comportam os vereadores.

Está tudo perdido?


Não. Ainda resta uma esperança. Ainda acredito até o último momento que Eliene, Arenes e Miquinha vão retomar a consciência e perceberem o grande erro que estão prestes a cometer. Perceberão que devem honrar o mandato que foi confiado pelo povo para ser mandatos populares e de oposição. Como pessoas inteligentes se negarão a assumir o papel de mercadorias baratas e abrir mão da honra e da decência. 

Outra alternativa é a militância do partido se unir e por um fim nessa tragédia. A militância é forte e não deixará o partido ser tão humilhado e envergonhado a tal ponto. Por enquanto o Prefeito Valmir está esperando que os 4 se entreguem aos seus braços como uma donzela se entrega ao seu carrasco.

6 comentários:

  1. Palavras do Valmir " não demora e terei a corja do PT nas mãos". Eusébio já se vendeu e Miquinha participa corriqueiramente de churrascos com a turma do josineteo odilon, major e prefeito. Inclusive apoiando o prefeito e major contra o oovo e as CPIs. Então do PT só resta mesmo Eliene e arenes.

    ResponderExcluir
  2. O PT está se atolando num mar de lama. Cadê Eliene e Zé Arenes? Aquele discurso era só faxada? Bem que desconfiei.

    ResponderExcluir
  3. O PT está se atolando num mar de lama. Cadê Eliene e Zé Arenes? Aquele discurso era só faxada? Bem que desconfiei.

    ResponderExcluir
  4. Dinheiro compra tudo mesmo até a "honestidade" de quem só está "preocupado" com a população, é esperar pra ver como vai ficar isso aí.

    ResponderExcluir
  5. Se realmente isso acontecer o PT de parauapebas se tornarar o pior dos lixos sem moral pra nada mesmo; sendo que o prefeito VALMIR tem nojo desse partido PT os vereadores da CPI que estao se vendendo vergonhosamente cairão em descrédito total diante da população de parauapebas saibam que a TETA DA VACA SECA tem menos de 3 anos pra isso acontecer mais a desmoralização irá acompanha-los o resto da.

    ResponderExcluir
  6. Que falta de vergonha desse povo. E bem se vê que eles não precisam dos serviços do hospital, afinal e só pra pobre.

    ResponderExcluir