CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 5 de outubro de 2024

Pesquisa Quaest mostra que eleitores decidirão votos no dia da eleição e na última hora, na frente da urna


Voto dos indecisos é o alvo principal dos candidatos

Segundo a pesquisa Quaest , quatro de de cada dez eleitores só vão decidir o voto para prefeito no dia da eleição, ou seja, 40% dos votos é definido na última hora, por isso que os candidatos intensificam a campanha na sua reta final e destinam mais recursos para capturar esse significativo público de eleitores. O estudo da Quaest apresentou o nome dos candidatos a prefeito e vereador para os eleitores de 5.569 municípios brasileiros, o resultado da pesquisa mostra que mais da metade dos entrevistados vai deixar a escolha do candidato para a última hora: 12% vão decidir no dia anterior à eleição e 43% só na hora de ir à urna (aqui).

Para ter ideia, em São Paulo/SP, campanha com maior visibiidade em todo o país, o grau de indecisão na espontânea é de 45% e 73% dos eleitores afirmam que podem mudar o voto, revelando a alta volatilidade do cenário e que tudo é possível.

Fluidez no comportamento dos eleitores, o que diz no sábado pode mudar no domingo

Vários estudos acadêmicos concluem que o papel das redes sociais na comunicação política, os novos alinhamentos de grupos sociais com relevância política (evangélicos, católicos) contribuem para a fluidez do comportamento dos eleitores, de modo que a preferência observada no sábado não é a mesma manifestada pela votação no domingo, de modo que a capacidade das pesquisas de antecipar o voto vem diminuindo, por mais sofisticadas que seja.

Redes sociais, pesquisas divergentes e incertezas na reta final

O impulsionamento pago da material da campanha nas redes sociais encerrou no dia3, ou seja, desde sexta-feira que está proibido, mas as postagens espontâneas dos candidatos e eleitores continuam, sendo vedada apenas no dia da eleição.

Na realidade, o fato é que as campanhas cntinuam a todo vapor nas redes sociais, principal causa das incertezas e das disparidades entre os resultados divulgados pelas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário