Mais leitos em todo o Pará
domingo, 31 de janeiro de 2021
O Pará enfrenta a pandemia, novos leitos são criados e hospitais de campanha serão reabertos
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Otoni de Paula é condenado a pagar R$ 70 mil por ataques a ministro do STF
"Madeira Dezem enfrentou, na decisão, a discussão sobre a proteção conferida pela imunidade parlamentar. Para o juiz, o Estado deve ter cautela para não tolher manifestações de deputado e senadores. "Parlamentares são a manifestação concreta do resultado das eleições e bem por isso deve-se tomar muita cautela ao analisar suas manifestações", escreveu. Mas isso não significa liberdade para o cometimento indiscriminado de ofensas: "Ao mesmo tempo deve se acautelar para que a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar não sejam utilizadas como escudo para práticas inadequadas. Neste caso foi ultrapassada a linha e cabe ao Poder Judiciário promover a correção do erro" (Leia no Conjur - aqui)
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Para conter avanço da Covid-19, governo decreta fase Laranja em todo o estado
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Bolsonaro tem 40% de ruim ou péssimo, só Collor teve índice tão baixo
sábado, 23 de janeiro de 2021
Pesquisa comprova sabotagem do governo Bolsonaro - ele tem uma estratégia de propagar o vírus
"A linha de tempo mais macabra da história da saúde pública do Brasil emerge da pesquisa das normas produzidas pelo Governo de Jair Messias Bolsonaro relacionadas à pandemia de covid-19. Num esforço conjunto, desde março de 2020, o Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e a Conectas Direitos Humanos, uma das mais respeitadas organizações de justiça da América Latina, se dedicam a coletar e esmiuçar as normas federais e estaduais relativas ao novo coronavírus, produzindo um boletim chamado Direitos na Pandemia – Mapeamento e Análise das Normas Jurídicas de Resposta à Covid-19 no Brasil. Nesta quinta-feira (21/1), lançam uma edição especial na qual fazem uma afirmação contundente: “Nossa pesquisa revelou a existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus, promovida pelo Governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República”.Obtida com exclusividade pelo EL PAÍS, a análise da produção de portarias, medidas provisórias, resoluções, instruções normativas, leis, decisões e decretos do Governo federal, assim como o levantamento das falas públicas do presidente, desenham o mapa que fez do Brasil um dos países mais afetados pela covid-19 e, ao contrário de outras nações do mundo, ainda sem uma campanha de vacinação com cronograma confiável. Não é possível mensurar quantas das mais de 212.000 mortes de brasileiros poderiam ter sido evitadas se, sob a liderança de Bolsonaro, o Governo não tivesse executado um projeto de propagação do vírus. Mas é razoável afirmar que muitas pessoas teriam hoje suas mães, pais, irmãos e filhos vivos caso não houvesse um projeto institucional do Governo brasileiro para a disseminação da covid-19." (Leia tudo no El País - aqui)
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
O governador Helder Barballho pede aos prefeito medidas mais rigorosas para conter a segunda onda da Covid-19
![]() |
O governador Helder Barbalho em vídeo conferência Foto: Marco Santos / Ag. Pará |
“Ao verificar in loco a realidade dos municípios na divisa com o Amazonas, eu não tenho nenhuma dúvida de que estamos vivendo aqui nesta região uma segunda onda de contágio, e isto requer atenção, estado de alerta, e acima de tudo responsabilidade, para que nós possamos proteger a população. Na semana passada, mudamos o bandeiramento desta região, e fizemos com que estivéssemos em um estágio de alto risco, o bandeiramento vermelho. Peço a todos os prefeitos, e disse isto na conferência que fizemos há pouco, que todos possam, no âmbito municipal, replicar, fazer os decretos municipais, fazer constar e valer junto com a estrutura do Estado o convencimento da sociedade, de que isto é um ato necessário para proteger a nossa população”. (Helder Barbalho - Agência Pará - aqui)
Região do Carajás
O alerta do governador também serve aos municípios que integram a Região do Carajás, caso de Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás, diretamente envolvidos nas atividades da empresa Vale, um fator que fragiliza essas cidades no enfrentamento da pandemia, o setor mineral foi considerado essencial e nunca cessou seu funcionamento, se tornando um fator de difusão do coronavírus.
Parauapebas, no último Boletim Epidemiológico (aqui - 20/01), informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI/SUS é de 100%, só esse dado já mostra a necessidade de medidas restritivas.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Parauapebas: Lauro Fontes Júnior, juiz de direito, é homenageado pelo Tribunal de Justiça
PARAUAPEBAS: UTI's do SUS tem 90% de ocupação, mas a cooperativa que opera o transporte público nem máscara exige dos usuários
90% de ocupação dos leitos de UTI's do SUS
Em Parauapebas, na última semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI's do SUS não baixou de 90% (aqui), servindo de alerta para os gestores do sistema de saúde do município, foram 7 mortes na última semana, nesse período teve dia que a ocupação ficou em 100% (14/01 e 18/01).
A pandemia não acabou, mas na cidade de Parauapebas/PA sequer os operadores do péssimo sistema de transporte público exigem o uso de máscara dos usuários, uma omissão criminosa.
O governo do Pará mudou o bandeiramento em várias regiões
O bandeiramento adotado para determinar as restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia do coronavírus deve ser escalonada 'de acordo com a evolução epidemiológica da COVID-19 no Estado do Pará, com o percentual de isolamento social, taxa de ocupação de leitos hospitalares e nível de transmissão do vírus entre a população, é o que estabelece o Art. 31 do Decreto 800, de 31 de maio de 2020.
O governo do Pará tem feito o possível e o impossível para enfrentar a pandemia do coronavírus (aqui), mas é preciso que os gestores municipais também colaborem com ações locais efetivas.
A partir de hoje, governo do Pará endurece restrições, proibindo festas, shows e abertura de bares

terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Parauapebas: Leonice de Oliveira, 65 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada no município
Primeiro lote da vacina do Butantan chega ao Pará. Logística tem 37 vôos para entregar as doses nos 144 municípios
![]() |
https://epoca.globo.com/artigo-na-pandemia-exercito -volta-matar-brasileiros-24842973 |
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Por unanimidade, técnicos da Anvisa aprovam vacina do Butantan e primeira brasileira é vacinada é uma enfermeira de São Paulo
domingo, 17 de janeiro de 2021
Militares na Anvisa atrapalham registro da vacina SPUTINIK V e Bolsonaro é acusado de tentar sabotar combate à pandemia da Covid-19
"La Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa) ha solicitado información adicional sobre la vacuna Sputnik V, que se proporcionará en un futuro próximo. Una solicitud de información adicional por parte del regulador es un procedimiento estándar y no significa la denegación del registro", aseveró el RDIF. (aqui)
“A Suprema Corte decidiu contra as tentativas do governo Bolsonaro de retirar aos estados a autoridade de restringir os movimentos de pessoas para conter a disseminação da Covid-19, suspender efetivamente o acesso à lei de informação e ocultar os dados da Covid-19 do público", disse o relatório.(leia aqui)
sábado, 16 de janeiro de 2021
O mundo tem mais de 2 milhões de mortes pela pandemia, Trump (EUA) e Bolsonaro (Brasil) causaram 600 mil
EUA e BRASIL - IMPEACHMENT
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
PARAUAPEBAS: 50% votarão nos candidatos a deputado apoiados por Darci Lermen, segundo pesquisa


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
BELÉM: A gestão de Edmilson Rodrigues tem o melhor plano de mobilidade urbana, segundo o IDEC
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
CFEM é depositada nas contas de Parauapebas e Canaã dos Carajás
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Água Azul do Norte é o único município do Pará sem mortes pela Covid-19
O único município do Pará sem óbitos pela pandemia
Água Azul do Norte é o único município do Pará sem mortes registradas pela covid-19, a pequena cidade do sudeste paraense, com uma população estimada pelo IBGE em 27.615 habitantes (aqui), já teve 886 casos de contaminação pelo vírus, todas as pessoas se recuperaram da doença - zero óbito!
Os municípios de Faro, 7.070 habitantes, e Chaves, 23.948 habitantes, registraram uma morte cada um.
Os números de casos do Pará já estão em 303.512 pessoas contaminadas, com 7.339 mortes (aqui).
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
PARAUAPEBAS: 76% aprovam compra e 64% pretendem tomar a vacina, diz Data Populi
Vacina em Parauapebas/PA


domingo, 10 de janeiro de 2021
Sucesso da vacina do Butantan é um alívio para o Brasil
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
STACEY ABRAMS: Uma mulher negra derrota Trump e o racismo na Geórgia
PARAUAPEBAS: Governo Darci Lermen terá 5 mulheres no primeiro escalão da administração municipal
quarta-feira, 6 de janeiro de 2021
Veja quem são os novos representantes do Pará na Alepa e no Congresso Nacional
Congresso Nacional