CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 28 de dezembro de 2025

PARAUAPEBAS/PA: AURÉLIO GOIANO LIDERA COM O DOBRO DAS INTENÇÕES DE VOTOS DE DARCI LERMEN, MAS REGISTRA EMPATE TÉCNICO COM RAFAEL RIBEIRO


Trocou de livro

O tabuleiro político da "Capital do Minério" sofreu um sismo de magnitude gigantesca. Se as urnas de 2024 já haviam desenhado um novo mapa de poder, os números recentes da pesquisa Data Populi mostram que Parauapebas não apenas virou a página, ela trocou de livro.

O fenômeno Aurélio Goiano: vereador cassado, recordista de votos e desgaste precoce

A trajetória de Aurélio Goiano se mostra digna de um roteiro de filme de curta metragem. De opositor ferrenho e barulhento na Câmara a prefeito eleito com a maior votação da história da cidade (92.073 votos), Goiano projetou um capital político que parecia insuperável nos próximos anos. Parecia. Mesmo após uma vitória esmagadora com 58,52% dos votos válidos, a nova pesquisa mostra que sua "lua de mel" com o eleitorado está chegando ao fim após seu primeiro ano de mandato.

Aurélio lidera, mas desgaste já consumiu 15% dos votos

No cenário estimulado, ainda mantém a liderança isolada, no entanto despencou para 32,5% (43,5% dos votos válidos) na preferência do eleitorado, provando que o capital político, em cidades dinâmicas como Parauapebas, é um ativo que evapora rápido, no caso, Aurélio Goiano perdeu mais de 15 pontos entre outubro de 2024 e dezembro de 2025. 

Numa hipotética disputa pela prefeitura de Parauapebas, Rafael Ribeiro aparece com 37,5% das intenções de votos válidos, tecnicamente colado em Aurélio, que detém 43,5%, deixando o ex-prefeito Darci Lermen numa distante terceira colocação (18,9%).



Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro mantém os 28% dos votos conquistados em 2024, o ex-presidente da Câmara mostra resiliência e desponta como o principal nome da cidade de Paruapebas numa eventual disputa contra o atual prefeito ou numa corrida eleitoral para deputado estadual em 2026. 

Rafael Ribeiro vai consolidando-se como o "player" que mais se beneficia dos deslizes do atual prefeito de Parauapebas/PA.

Por que a balança pode pender para Rafael Ribeiro

Enquanto a força de Goiano mostra sinais de fadiga e retração, os números de Rafael permanecem estáveis, sugerindo que ele é o porto seguro do eleitor que busca equilíbrio.

O "anti-Darci" sem o caos

Ribeiro conseguiu se desvincular da rejeição de Darci Lermen, posicionando-se como um gestor técnico e articulador, oposto ao estilo explosivo do atual prefeito.

Herança maldita: o declínio de Darci Lermen

Enquanto Aurélio e Rafael se aquecem à luz da manhã, o sol se põe para Darci Lermen. Após quatro mandatos, o atual gestor encerrou seu ciclo sob o peso de uma rejeição amarga: 80% de desaprovação.

Na atual pesquisa Data Populi, Darci lidera o índice de "não votaria de jeito nenhum" com 30,1%, superando até Aurélio Goiano, o segundo mais rejeitado.

sábado, 27 de dezembro de 2025

ELEIÇÕES 2026: Flávio Bolsonaro tem 45,7% e Lula 39,5% - Parauapebas/PA


Votos válidos: Lula repete desempenho de 2022, extrema direita cai quase 10 pontos

Para as eleições presidenciais de 2026, segundo o mais recente levantamento do Instituto Data Populi no município de Parauapebas/PA, o maior colégio eleitoral do sul e sudeste do estado, Flávio Bolsonaro aparece com 45,7% dos votos válidos e Lula com 39,5%.

No primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro tentava a sua reeleição e obteve 55,28% dos votos válidos, Lula ficou com 39,03%, segundo os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral.

Os números apontam para o presidente Lula repetindo o mesmo desempenho obtido em 2022, sendo que a extrema direita registra uma queda de quase 10 pontos.


Parauapebas/PA

A pesquisa de intenção de voto realizada neste mês em Parauapebas, no sudeste do Pará, revela um cenário político muito parecido com o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. Em um levantamento que apresentou nomes como possíveis candidatos à Presidência em uma eleição hipotética “hoje”, Flavio Bolsonaro (PL) aparece à frente, com 38,4% das preferências, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 33,2%.

A pesquisa, que estimulou a escolha entre sete nomes, mostra ainda outros políticos com percentuais menores: Tarcísio de Freitas (6,0%), Ratinho Junior (4,5%), Ronaldo Caiado (1,5%) e Romeu Zema (0,5%). 

A soma de “nenhum/branco/nulo” chega a 7,7%, e os que não souberam ou não quiseram responder são 8,3%.

Dados da pesquisa

A pesquisa Data Populi foi realizada no período de 20 a 23 de dezembro de 2025, entevista face a face, abrangendo o município de Parauapebas/PA, com 784 entrevistas, tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,5%.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

VOTAM SIM PRA BLINDAR E DIMINUIR PENAS DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E ATÉ DE VIOLADORES SEXUAIS


Para beneficiar organizações criminosas e até violadores sexuais

O 'Congresso Inimigo do Povo' apronta mais uma, tudo na calada da madrugada, os deputados para beneficiar os membros de organizações criminosas, em especial a liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, os deputados votaram um projeto de lei que muda a regra de progressão na execução penal em favor até dos violares sexuais (aqui).

O Projeto de Lei é flagrantemente inconstitucional, a rigor não terá qualquer efeito prático, pois caso aprovada no senado será vetado pelo Poder Executivo, em último caso a lei será julgada inconstitucional pelo Poder Judiciário.

O centrão e o crime organizado

Trata de mais um capítulo da velha política do centrão e da extrema-direita com o claro intuiro de proteger criminosos condenados que atacaram a democracia, criminosos envolvidos em esquemas de corrupção (emendas do orçamento secreto) e até de violadores sexuais.

Eles disseram sim ao crime organizado

O projeto de lei teve 291 votos na câmara dos deputados, infelizmente foram 12 votos da bancada paraense. Veja o nome dos deputados do Pará que votaram sim pra beneficiar membros de organização criminosa e violadores sexuais:

Veja como votou cada deputado (AQUI)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Parauapebas/PA tem a única aprovada da Região Norte no primeiro curso de Medicina da Ufpe/Pronera


Medicina 

A Universidade Federal do Pernambuco (Ufpe) divulgou no último dia 25/11 o resultado final do processo seletivo (aqui) para o primeiro curso de graduação em Medicina do Brasil oferecido por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa, considerada um marco para as comunidades campesinas, é fruto da parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).

O curso tem previsão para início das aulas já neste mês de dezembro na cidade de Caruaru, localizada no agreste pernambucano.

Parauapebas/PA

Entre os aprovados tem apenas um nome da Região Norte, Lilia Gabriella Moreira Souza, estudante da rede pública no município de Parauapebas/PA.

Lilia Gabriela é filha do ex-vereador Arenes, que é trabalhador rural no assentamento Palmares.