CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Prefeito ataca jornalista e delegado por denúncias contra o PSS


Matéria denuncia PSS e prefeito se desespera

O jornalista Felipe Tommy publicou uma denúncia contra os PSS realizados pelo município de Parauapebas/PA, a matéria flagra uma movimentação atípica de pessoas entregando documentos no Centro Universitário Unibta, os fatos estariam em total desacordo com as normas editalícias do certame.

A matéria jornalística pode ser lida no endereço https://felipetommy.com.br/fraude-no-pss-parauapebas/.

O prefeito Aurélio Goiano e o vereador Leomárcio, líder do governo, foram parar na porta da Delegacia de Polícia, demonstrando inconformismo com as denúncias eles passaram a atacar o jornalista e até o delegado, veja o vídeo divulgado nas redes sociais pelo próprio prefeito (aqui) e também publicado pelo Picunhão (aqui):


Delegados repudiam ataques e adotarão as medidas cabíveis

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Pará emitiu nota repudiando as declarações do Prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, que atentam contra a honra e a independência funcional de um Delegado de Polícia e adotará todas as medidas legais cabíveis para garantir o respeito à instituição e à autoridade policial (aqui):



PSS's ilegais, devem ser anulados

Imagine um processo seletivo sem a aplicação de qualquer prova aos candidatos, imagine um processo seletivo que não disponibilizou 20% das vagas ofertadas  para pessoas negras e pessoas pardas, conforme determina a Lei Municipal nº 4.857/20 (aqui), os editais dos certames ignoraram e atropelaram a exigência legal.

Apesar das denúncias, o município divulgou o resultado do PSS em edição extra do Diário Oficial (aqui):


Evidente, o Ministério Público do Pará já adotou as medidas legais contra as ilegalidades nos certames e abriu os procedimentos para apurar as denúncias do jornalista Felipe Tommy.

Veja os editais: PSS 01/2025 PMPPSS 02/2025 PMP.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Sintepp vai ao MP para defender os professores aposentados, mas a situação pode piorar


Situação absurda causou danos ao erário

As informações apontam que mais de 200 professores estavam acumulando os proventos de aposentadoria com a respectiva remuneração do cargo público, pior, tudo com pleno conhecimento da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Educação, a flagrante inconstitucionalidade causou danos ao erário, a situação persistiu por anos e 'estrategicamente' só veio receber uma solução depois de vencido o prazo do último concurso público, prejudicando deliberadamente centenas de candidatos aprovados. 

O Tema 1150 veda a permanência do servidor aposentado no cargo, proíbe a acumulação dos proventos com a remuneração do servidor, também prestigia à regra do concurso público, visto que a vacância de um cargo efetivo deve ser provido por aprovado em concurso público.

A omissão deve ser responsabilizada

A omissão da secretaria e da procuradoria em fazer cumprir na administração local o Tema 1150 do STF, publicado em setembro de 2022, sempre foi motivada para o preenchimento das vagas por contratações temporárias abusivas, burlando a regra do concurso público, a responsabilização dos agentes públicos pelos danos não será afastada pela assinatura do TAC.

Falta transparência

O que se cobra é seja divulgada a lista dos servidores aposentados com os nomes, seus respectivos cargos e as suas lotações para a sociedade fazer o devido controle e ter a exata dimensão dos danos.

Situação dos professores pode piorar

Os professores e demais servidores aposentados recebiam os proventos da aposentadoria e continuavam no exercício do cargo, recebendo a remuneração respectiva, a dúvida é se o MPPA acionará cada servidor para devolver os recursos recebidos indevidamente, afinal o TEMA 1150 do STF não deixa margem para qualquer acordo que permita a acumulação dos valores.

Sintepp

Embora o Sintepp esteja fazendo o seu papel, buscando minimizar os danos para a sua categoria, a missão de revogar as exonerações é impossível, a inconstitucionalidade é flagrante.

Talvez, seja o caso do Sintepp buscar evitar a devolução dos valores recebidos indevidamente pelos professores, já seria uma grande vitória.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Servidores aposentados são exonerados pelo governo Aurélio Goiano no cumprimento de decisão judicial


Governo Aurélio Goiano exonerou servidores

Na véspera das comemorações pelo 'Dia do Professor' o governo Aurélio Goiano detonou uma bomba no meio da categoria, determinou a exoneração dos servidores aposentados. 

A prefeitura de Parauapebas emitiu um comunicado sobre a situação (aqui), informando que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Pará, assumindo o compromisso de cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), fixada no Tema 1150 de Repercussão Geral, que veda a reintegração de qualquer servidor ao mesmo cargo no qual se aposentou ou nele manter-se, por violação à regra do concurso público e à impossibilidade de acumulação de proventos e remuneração não acumuláveis em atividade.

Educadores se dizem vítimas de perseguição e crueldade

A medida atingiu várias categorias de servidores, porém a mais prejudicada foi a dos professores, apenas no último dia 9 de outubro o Diário Oficial trouxe a exoneração de 186 educadores aposentados, provocando um dura reação do Sintepp (aqui) que denunciou a falta de diálogo com o governo local.  

O  TAC 

O TAC assinado pelo município com o MPPA tem como objeto efetivar o Tema 1150 do STF, fixado definitivamente em 20/09/2022, ou seja, são mais de 3 anos desde o trânsito julgado.

Seus termos não afastam a autoridade da decisão do STF na esfera municipal de Parauapebas, muito menos objetiva endossar qualquer burla a exigência de concurso público para o provimento dos cargos que estavam vagos e tinham,  nesse mesmo momento, dezenas de aprovados no concurso público de 2022 aguardando as suas convocações. 


O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 03/2025-4PJP foi assinado no dia 2 de outubro de 2025, mas o seu extrato foi publicado no Diário Oficial apenas no dia 9 de outubro.

A secretária tem pleno conhecimento

Embora a assinatura do TAC seja uma medida digna de aplauso, não se deve descuidar que a situação é bastante conhecida dos gestores locais, notadamente da advogada Mauro Paulino, titular da secretaria de educação, que participou inclusive da equipe de transição de governo.

Situação conhecida de todos

Também não é crível e nem aceitável que a situação de vacância e o acúmulo indevido de vencimentos e proventos, por mais de 3 anos, fosse ignorada pela Procuradoria Geral do Município de Parauapebas, por seus 9 procuradores efetivos e pelos 47 assessores jurídicos (cargos comissionados criados e mantidos em absurda e flagrante inconstitucionalidade).

Deixaram expirar o prazo do concurso

O fato é que os gestores, ao logo dos anos, anuíram que servidores acumulassem indevidamente a remuneração dos cargos com os proventos de aposentadoria, deixaram expirar o prazo do concurso público de 2022, prejudicando de forma deliberada os aprovados neste certame que aguardavam as suas convocações.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Em Parauapebas, o ministro do Turismo Celso Sabino tem reunião com o ex-prefeito Darci Lermen


Recorde no turismo

O governo federal celebra números históricos no ministério do Turismo, ultrapassando a meta estabelecida para todo o ano de 2025 muito antes do previsto, o Brasil recebeu mais de 7 milhões de turistas internacionais, apenas em stembro foram mais de 570 mil. 

Os números entre janeiro e setembro representam um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, um recorde histórico (aqui).

Celso Sabino e Darci Lermen

Credenciado pelos excelentes resultados obtidos à frente do ministério do Turismo, Celso Sabino é cotado para disputar uma vaga de senador em 2026.

Ontem (15), Celso Sabino visitou Parauapebas e teve reunião com Darci Lermen, reconhecendo que o ex-prefeito trabalhou intensamente para fazer do município um grande polo turístico do interior paraense.


Sabe o que faz

O que se comenta é que Celso Sabino sabe o que faz e tem pesquisas que apontam Darci Lermen como o principal apoio a ser conquistado no mais importante e maior colégio eleitoral do sul e sudeste paraense.