quarta-feira, 31 de maio de 2023
Veja a bancada de deputados do Pará que vota a favor do crime organizado e contra os Povos Indígenas
Comandado por Artur Lira, 'gânsters' aprovam marco temporal na Câmara - o genocídio indígena
A sessão plenária foi um filme de terror, a imunidade que Artur Lira imagina ter lhe tirou o juízo, o "gângster-mor' permitiu toda série de ilegalidades e inconstitucionalidades, até deputado cassado e membro da organização criminosa Lava Jato, Deltan Dallagnol, foi liberado pra votar.
terça-feira, 30 de maio de 2023
URGENTE: Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, é condenado por improbidade e tem direitos políticos suspensos por 4 anos
Contratos temporários ilegais
O prefeito Darci Lermen e o ex-secretário de educação Antonino Brito acabam de ser condenados por improbidade administrativa, eles insistiram em contratações temporárias de pessoal, deixando de nomear professores que estavam aprovados no Concurso Público - Edital de n. 001/2017.
A ação é do Ministério Público, que identificou na Secretaria Municipal de Educação uma 'prática corriqueira' e arbitrária nas contratações temporárias, sem o preenchimento de quaisquer dos requisitos legais.
Condenação
O juiz Lauro Fontes Junior condenou o réu Darci José Lermen a 4 anos de suspensão dos direitos políticos e a multa civil correspondente a '15 vezes o valor da remuneração da época dos fatos, com juro legal de 1% a partir do ilícito, que também deverá ser corrigida pelo INPC'.
Durante 4 anos, Darci Lermen também fica proibido de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
Darci Lermen não será afastado imediatamente do cargo, cabe recurso.
Veja parte dinal da sentença, publicada hoje (30/5)
Com uma pistola na cintura, servidores lotados no gabinete do prefeito Darci Lermen tocam o terror na prefeitura
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Avião de 'seita evangélica bolsonarista' é apreendio com 290 Kg da super maconha. O piloto não sabia de nada!
sexta-feira, 26 de maio de 2023
Secretaria controlada por vereador do PT 'transporta agricultores na carroceria do caminhão'
Teu lugar é na carroceria, pensa Miquinha
A secretaria de produção rural de Parauapebas/PA, controlada pelo vereador Miquinha (PT), foi alvo de denúncias no Ministério Público, o motivo é o transporte irregular dos trabalhadores rurais e das suas famílias, eram 'carregados' que nem animais nas carrocerias dos caminhões alugados.
Miquinha, um 'sem-terra' com alma de fazendeiro, um 'sonhador'
Um fazendeiro fizesse a mesma coisa, o vereador diria que é trabalho escravo? Certeza que não! Miquinhas não pensa como trabalhador rural, ele pensa como fazendeiro, armamentista e homofóbico.
'Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor', a lição de Paulo Freire é desconhecida pelo vereador Miquinhas, um oprimido que realizou o seu sonho, o rapaz nunca leu o Paulo Freire, teve sono!
Na Sempror, e em quase todas as secretarias do governo Darci Lermen, o secretário não tem autonomia, é um 'laranja de vereador'.
Veja a denúncia no MPPA
Paulo Freire é o maior educador da história da humanidade, filósofo, advogado, professor, pesquisador, pedagogo, pensador, escritor, nordestino (pra nosso orgulho), odiado pela extrema-direita e, pelo jeito, também pela turma da Sempror do vereador Miquinhas.
quinta-feira, 25 de maio de 2023
KENISTON BRAGA VOTA PARA DESTRUIR OS POVOS INDÍGENAS
Keniston Braga, perdido de sapatênis em Brasília
Elcione Barbalho (MDB)
Keniston Braga (MDB-PA)
Antonio Doido (MDB)
Eder Mauro (PL)
Caveira (PL)
Dra. Alessandra (MDB)
Henderson Pinto (MDB)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
José Priante (MDB-PA)
Júnior Ferrari (PSD-PA)
Olival Marques (MDB-PA)
Raimundo Santos (PSD-PA)
Renilce Nicodemos (MDB-PA)
Airton Faleiro (PT-PA)
Celso Sabino (União-PA)
Dilvanda Faro (PT-PA)
Fonte: Agência Câmara de Notícias (aqui)
quarta-feira, 24 de maio de 2023
SAAEP: DARCI LERMEN E VEREADORES - INCOMPETÊNCIA, GASTAM R$ 120 MILHÕES E ARRECADAM APENAS R$ 16 MILHÕES

terça-feira, 23 de maio de 2023
Daniel Silveira tem Bangu 8 como novo endereço fixo. O STF já recebeu 1.045 denúncias contra os terroristas. A Operação Lesa Pátria prendeu mais um bandido PM em Brasília/DF
Já são 1.045 denúncias recebidas
segunda-feira, 22 de maio de 2023
O prefeito criou caos na cidade e sumiu. Quase um mês sem água, VS-10 em chamas!
sexta-feira, 19 de maio de 2023
O MP REABRE HOSPITAL E JUSTIÇA REAGE CONTRA O CAOS CRIADO PELO GOVERNO DARCI LERMEN. AGENTES PÚBLICOS ENVOLVIDOS PODEM SER PRESOS
![]() |
Créditos: Redes Sociais |
Prefeito quer o caos pra atacar a Justiça. Governo Darci Lermen fecha hospital público e toca o terror em Parauapebas

BLACKLASH: DARCI COMANDA ATAQUES CONTRA A JUSTIÇA
O prefeito Darci Lermen para se contrapor a uma decisão judicial orquestra uma ação 'desastrada' contra o Poder Judiciário em Parauapebas/PA.
O objetivo é criar tumulto contra as decisões judiciais no âmbito da Ação Civil Pública que o prefeito responde devido a abusividade nas contratações temporárias. O prefeito se recusa a agir com boa-fé e a cumprir a lei.
O próprio juiz Lauro Fontes Júnior passa a ter sua integridade ameaçada pela ação do governo Darci Lermen, na sua última decisão ele já denunciou o "blacklash" dos políticos locais contra a Justiça.
Fechou hospital público pra criar o caos na cidade
O pronto socorro do único hospital público da cidade amanheceu fechado com cadeado, num ato criminoso que pode custar a vida de pessoas.
Isso mesmo (acredite), Parauapebas, o município mais rico do Pará, depois de 15 anos de Darci Lermen, só tem um (único) hospital público.
Ainda não temos notícias se foi registrado Boletim de Ocorrência e se o responsável por esse ato criminoso foi preso.
Funcionários foram impedidos de trabalhar e gravam vídeo
Ação orquestrada com 'imprensa asconseira'
É uma ação orquestrada do prefeito, primeiro ele usou a 'imprensa asconseira' para atacar a Justiça, inclusive simulando uma entrevista com um radialista bolsonarista para se fazer de vitima, dizendo que está 'cumprindo a decisão judicial', insinuando que isso é a causa do caos.
A verdade
O prefeito quer se fazer de vítima, quando na verdade é o responsável pelas contratações abusivas de pessoal temporário, são mais de 5 mil pessoas sem concurso público na prefeitura e mais de 1 mil cargos comissionados, sem qualquer controle, os indícios de rachadinha e de nepotismo estão por todas as secretarias e órgaos, inclusive no Prosap e Ascom.
Conluio com vereadores - nepotismo e rachadinha
Darci Lermen atua em conluio com os vereadores, eles indicam os contratados em troca de apoio ao prefeito na Câmara, cada vereador tem uma cota de cerca de 550 contratados, apenas na administração direta.
O vereadores ainda controlam as contratações de pessoal nas empresas terceirizadas que prestam serviços pra prefeitura.
Até na Argentina, fazendo medicina
Uma boa parte dos 'contratados temporários' não assinam ponto, não comprovam sua frequência ao trabalho, o que se comenta na cidade é que tem gente até na Argentina, fazendo medicina.
quinta-feira, 18 de maio de 2023
Dallagnol condenado, Sérgio Moro fala em 'fugir' do país - eles tentam escapar da Lei e da Justiça
terça-feira, 16 de maio de 2023
Juiz dá 15 dias pra Darci cumprir liminar. Prefeito zomba da Justiça e manipula a população contra o Poder Judiciário
Parauapebas/PA: Raimundo Neto e Airton Faleiro salvam encontro do PT
domingo, 14 de maio de 2023
MÃES HUMILHADAS: A MERENDA ESCOLAR FORNECIDA PELO GOVERNO DARCI LERMEN
sexta-feira, 12 de maio de 2023
Hoje -19 horas: História Afro-brasileira
História Afro-brasileira
Mais que uma entrevista, uma aula de História Afro-brasileira, nesta sexta-feira (12), às 19 horas, a TV 2N e o BLOG SOL DO CARAJÁS fazem PROGRAMA ESPECIAL sobre os 135 anos da LEI ÁUREA de 1888 – da Abolição ao Racismo Estrutural – com professor JOSÉ JÚNIOR (Doutor em História/UFPE; pós-Doutor em História/UFCG; professor-adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE; e professor colaborador do PPGH/UFCG. Membro do NEABI e do NUHLC – UEPB; coordenador do PIBID de História da Mata Norte/UPE; e pesquisador em História do Brasil Império, Brasil República, Cultura Afro-brasileira, Religiosidades, Educação Patrimonial, Museologia e Ensino de História).
quinta-feira, 11 de maio de 2023
Prefeito e esposa novinha na farra da carne. Moradores da VS-10 continuam sem água. Crianças sem merenda escolar de qualidade
A indecente farra da carne na cidade que falta merenda escolar
quarta-feira, 10 de maio de 2023
PARAUAPEBAS: 35 ANOS, 15 DELES COM DARCI LERMEN NA PREFEITURA
35 anos, 15 anos de Darci Lermen
Em 2005, Darci Lermen inicia seu primeiro ano como prefeito de Parauapebas/PA, a cidade tinha 91.621 habitantes, hoje, 18 anos depois, no aniversário de 35 anos de emancipação política, a sensação é que o município andou pra trás, uma imensa perda de tempo.
Em 2023, Parauapebas triplicou de tamanho, são 271.577 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE*.
A cidade, com Darci Lermen, não conseguiu superar desafios básicos: educação, saúde, saneamento, transporte e mobilidade.
Não foi fácil
Bem verdade, não foi fácil chegar nessa marca, teve entreveros, agora mesmo, Darci Lermen foi afastado do cargo, quase foi preso no período que antecedeu a sua posse em 2017, ganhou um habeas corpus de um Tribunal.
Darci Lermen foi acusado do desvio de merenda escolar, Darci ainda tem contas com a Justiça Federal, na ação criminal do caso Pazinato.
Pode ser afastado
O futuro do prefeito Darci Lermen é incerto, ele pode ser afastado a qualquer momento por improbidade administrativa, no abuso nas contratações temporárias de apadrinhados dos vereadores, um clientelismo danoso ao erário e que ele usa pra 'comprar' apoio no legislativo municipal.
Justiça Eleitoral
Darci Lermen também tem contra varios processos na Justiça Eleitoral, sentenciados a seu desfavor, aguardando julgamento no TRE/PA.
É possível comemorar?
Nos 35 anos de Parauapebas, 15 de Darci Lermen: visite um hospital público, visite uma escola, use o transporte público, beba a água da Saaep, tente ir de um bairro a qualquer outro do município.
Depois, comemore, se possível!
terça-feira, 9 de maio de 2023
A festa da carne: com ajuda do prefeito, gaúchos sequestram aniversário de Parauapebas e corrompem cultura local
O prefeito e sua cabeça de gaúcho
segunda-feira, 8 de maio de 2023
Petrobras entrega diesel a R$ 3,28 no Pará, em Parauapebas donos de postos cobram o dobro
sábado, 6 de maio de 2023
GOVERNO DARCI LERMEN BURLA CONCURSO PÚBLICO PRA FAVORECER VEREADORES
Aprovados no Concurso Público de Parauapebas acionam a Justiça
Dezenas de aprovados no último concurso público de Parauapebas/PA para o cargo de Professor Área 1 acionaram o Poder Judiciário no município, querem garantir o direito à nomeação nas vagas existentes e que estão sendo utilizadas para contratações temporárias.
Foi obrigado, mas continua na ilegalidade
O prefeito foi obrigado a realizar o concurso público pra não ser afastado do cargo novamente, mas continua burlando as leis e as decisões judiciais sobre a contratação de temporários.
Pura má-fé
Agiu com má-fé, o prefeito simulou uma necessidade de professores bem inferior à demanda real, visando continuar com as abusivas contratações temporárias.
Hoje (06), Parauapebas tem 568 professores contratados, mas o prefeito ofereceu no Concurso Público apenas 94 vagas para preenchimento imediato.
Improbidade com dano ao erário
O prefeito não cumpre as normas do concurso, retardando a nomeação dos candidatos que estão no cadastro de reserva, ignora os aprovados fora das vagas ofertadas, mas dentro do número de vagas existentes e preenchidas por contratados temporários.
É clara a improbidade, vai além disso, o prefeito negocia as vagas com os vereadores em troca de apoio na Câmara.
Escárnio
É público e notório, o município mantém na folha de pagamento de março/23 cerca de 5.406 contratados e 1.035 comissionados, ou seja, 6.441 pessoas, uma situação que é o mais puro escárnio contra a população de Parauapebas.
Nepotismo, rachadinha...
Os contratados e comissionados são escolhidos pelos vereadores, uma farra com o dinheiro público, eles praticam rachadinha, nepotismo, usam os contratados em atividades particulares nas suas casas e fazendas, tem até personal trainer.
Metem a mão no salário dos outros
Os candidatos aprovados no Concurso estão sendo surrupiados, deixando de trabalhar e de receber a sua remuneração, suas vagas são usadas pra vereador fazer clientelismo com os seus apadrinhados e cabos eleitorais.
Vereadores mandam nos seus 'laranjas'
O prefeito de Parauapebas não tem autoridade, os secretários obedecem diretamente aos vereadores. O prefeito não consegue nem reunir a sua equipe.
Os vereadores são os 'mandantes dos secretários', os titulares das pastas são apenas 'laranjas', uma espécie de longa manus da quadrilha que atua na Câmara de Parauapebas.
Enquanto isso
No último dia 03/05, o Diário Oficial do Município (aqui) trouxe mais uma surrupiada, a secretaria da educação e a secretaria da saúde contrataram mais uma 'penca' de apadrinhados dos vereadores.
Há uma clara abusividade nas contratações, causando danos ao erário e aos candidatos aprovados no concurso publico (Edital 001/2022-PMP).
Eles vivem e sobrevivem da prática de ilícitos