CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 20 de junho de 2023

Governo do Pará salvando vidas, 190 transplantes, um recorde



"Solidariedade de famílias paraenses possibilitou a realização de 190 transplantes nos primeiros quatro meses de 2023

Foi depois de uma consulta para tratamento de uma hérnia umbilical que o aposentado Roberto Campos, de 60 anos, descobriu outros problemas de saúde até chegar ao diagnóstico de um câncer no fígado. A única saída era um transplante.

“Na época em que eu soube da doença, não tinha a possibilidade de fazer o transplante aqui no Pará. Tinha que ir para outro estado. Na Santa Casa, fiz acompanhamento psicológico, que foi fundamental também para me ajudar a esperar. Aí liberaram a cirurgia aqui e eu fiquei muito feliz, até porque a família é a base de tudo e seria muito difícil ficar longe de casa. Agarrei essa chance e hoje estou tendo a minha vida normal. Só mantenho a disciplina com alimentação, medicação e evito aglomerações. No geral, estou muito bem!”, comemora.

O paciente foi uma das três pessoas que passaram pelo transplante de fígado no Pará, desde a liberação desde tipo de procedimento, no mês de fevereiro, em hospital da rede pública estadual 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.

“Foram oito horas de cirurgia. No dia seguinte, acordei lúcido e tranquilo, com sentimento de gratidão à família do doador. Ganhei uma nova chance de viver porque meu diagnóstico era difícil. Tive muito apoio da família, dos amigos e do hospital. Fui muito bem acompanhado. Fiquei isolado por causa do risco de infecção. E agora estou fazendo o acompanhamento regular”, completou Roberto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário