CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 16 de abril de 2016

16 de abril – Dia Mundial da Voz e Trabalho: A importância da voz como instrumento de trabalho




Voz como ferramenta de trabalho

Existem profissionais que utilizam a VOZ profissionalmente como instrumento de trabalho. Não apenas cantores, atores, locutores, telefonistas, corretores... mas professores e religiosos como os pastores, sofrem diariamente em Parauapebas com sintomas como rouquidão, pigarro, voz fraca, com falhas ou cansaço ao falar causados por excesso de uso vocal inadequado.

 Voz e Trabalho: uma questão de saúde e direito do trabalhador

A voz humana além de ser instrumento de trabalho para muitos, é também um indicador de saúde, e muitas vezes a importância de viver numa sociedade de forma realizadora, a fim de garantir o suprimento de nossas necessidades básicas, acaba por colocarmos em segundo plano o nosso bem estar físico e mental e vivermos em situação de stress que pode estar relacionado às alterações vocais.

Ações necessárias

 Precisa-se de mais ações de intervenção coletiva em prol da saúde vocal em nossa cidade, visto que as enfermidades relacionadas ao aparelho fonador, decorrentes ou prejudiciais ao trabalho tem importante impacto social, econômico, profissional e pessoal. Deve-se elucidar mais na sociedade as consequências do não investimento em condições adequadas de trabalho para os profissionais que utilizam a voz profissional, e ainda sobre a importância de exames preventivos, educação, aperfeiçoamento vocal e tratamento precoce de eventuais problemas vocais.

A sua voz manifesta a sua identidade, é uma espécie de um "cartão de visitas", pessoal e intransferível, pois através dela fornecemos os dados sobre nosso estado emocional, atitudes e passamos nossas impressões, sentimentos e conhecimentos aos outros. Cuide de sua voz!


Rita Maia
Fonoaudióloga & Coach em Comunicação Humana











Nenhum comentário:

Postar um comentário