CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 17 de maio de 2014

TUDO AZUL OU TUDO CINZA NO PALÁCIO DOS VENTOS?


Por Luiz Vieira

Blog do Luiz Vieira

Você já viu a cor que pintaram a prefeitura? Achei a cor bem adequada para o momento que vive nossa administração municipal. O que era para ser tudo AZUL agora é tudo CINZA. Não poderia haver cor mais propícia para representar a administração municipal.

Com apenas um ano e quatro meses a gestão já se envolveu em várias denúncias de corrupção, de contratos superfaturados, de licitações suspeitas. O prefeito já trocou até aqui 15 secretários, numa demonstração explícita de que não soube escolher. Alguns até argumentam dizendo: "é isso aí, se não serve tem que trocar mesmo". Mas esse troca-troca além de demonstrar mal escolha, causa instabilidade no governo. Os secretários que ainda não saíram estão com a faca no pescoço e trabalham sem motivação e segurança. Assim, impera o espírito do "vou tirar o meu enquanto é tempo", ou do "não vou continuar esse projeto para o outro não levar a fama".

Festa de aniversário com cidade suja e obras alheias

É comum os prefeitos maquiarem a cidade em época festiva. Fazem uma limpeza mais detalhada, passam uma mão de cal nos meios fios, lavam algumas ruas. Aqui nem isso! Em pleno aniversário o prefeito não deu conta de limpar a cidade. Estava uma sujeira só. O fato é que desde que o prefeito dispensou a Clean, ainda não regularizou o serviço de limpeza pública. E o mais grave é que os vereadores sabem da irregularidade e nada fazem.

O prefeito fez o maior estardalhaço com as obras inauguradas. Alardeou que em apenas um ano construiu dez escolas. O que ele esqueceu de falar é que as dez escolas, bem como o centro de abastecimento (nova feira do produtor) já estavam praticamente prontos. O atual gestor só pintou -e levou um ano para isso- e inaugurou. Até aí tudo bem. Um bom prefeito tem que dar continuidade nas obras do gestor anterior. O grande problema é que ele não fez nada além disso. 

Mídia positiva

A única coisa que está funcionando bem nesse governo é o setor de marketing. Para esse eu tiro o chapéu. Nunca se viu tanta propaganda em todos os meios de comunicação. Se chegar um desconhecido aqui e ler os jornais e visualizar as placas, vai achar que está no paraíso. 

Poder Legislativo conivente

A situação do prefeito é tranquila na Câmara Municipal. O Poder Executivo pode praticar qualquer irregularidade que terá o aval da Câmara. Está tudo dominado. Hoje a oposição se limita aos vereadores Arenes e Eliene, e as vezes, Pavão e Charles. A prova disso foi a CPI da saúde que tinha todos os elementos para apurar sérios escândalos e foi abortada por ter apenas quatro assinaturas. O prefeito Valmir que representava a mudança para muitos preferiu retroagir há dez anos atras e reimplantar a política de loteamento da prefeitura entre vereadores. Assim, quebra completamente a autonomia e a independência entre os poderes legislativo e executivo e prevalece a perniciosa política do clientelismo, do servilismo, da mordaça e da intimidação. Se um vereador se rebela, logo vem a ameaça de lhe tomar a secretaria e as vagas de emprego que mantém na prefeitura.

"Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão."

Um comentário:

  1. Falando em obras. Muitas escolas ostentam placas de super reformas com orçamentos exorbitantes, mas o que se vê na prática, são apenas restaurações de pintura e piso. As luminárias, fachadas e telhados foram apenas pintados. E esse quite escolar que nunca sai. Parabéns Educação "Palma de Ouro".

    ResponderExcluir