CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

'Máfia dos Concursos Públicos' chegou em Parauapebas, parlamentares são suspeitos de envolvimento


Máfia dos Concursos ou 'organização criminosa parlamentar'

A 'Máfia dos Concursos Públicos' tem filiais por todo o Brasil, mas em Parauapebas ela ganhou contornos parlamentares.

Na cidade, a 'Máfia dos Concursos Público' pode ter parlamentares envolvidos, embora a investigação da Polícia Civil não tenha apontado os mentores da fraude.

Os fraudadores do concurso e seus mentores estão incursos nas penas das seguintes normas, além de multa: art. 2º, caput, § 3º, da Lei n. 12.850/2013 (organização Criminosa); artigo 311-A, caput, I, (fraude a concurso público), e artigo 297, caput, (Falsificação de Documento Público), todos do Código Penal.

Candidata flagrada pode ser 'boi de piranha' dos parlamentares

A Polícia Civil divulgou e expôs nome e foto de uma candidata flagrada com ponto eletrônico no ouvido, fraudando o concurso público da prefeitura de Parauapebas, mas ela pode ser apenas 'boi de piranha'.

As investigações precisam avançar pra alcançar os chefes da organização criminosa.

Desconfiança geral

Na cidade, a desconfiança é geral, pois a candidata flagrada e presa mal teria condições de pagar a taxa de inscrição no concurso, sequer dinheiro para comprar o gabarito da prova e os equipamentos usados na fraude. 

Também se comenta (nas redes sociais da cidade), a rapidez entre a prisão e o pagamento de uma 'robusta' fiança pela 'pobre candidata' (a mesma que al teria como pagar a inscrição). Mal chegou na delegacia, a 'pobre candidata' já tinha advogado à disposição, alguns dizem que o advogado chegou foi antes.

Mais suspeita sobre parlamentares, será?

O ponto eletrônico no ouvido era pra receber o gabarito, mas a operação toda é bem complexa, impossível sem a participação da secretaria responsável por vigiar os locais da prova.

Os envolvidos precisariam ter acesso anterior às dependências (banheiros) do local onde as provas foram realizadas para 'plantar' os equipamentos usados pelos fraudadores.

A secretaria responsável pela vigilância dos locais é controlada por parlamentar. Será?

Decisão acertada 

A Prefeitura resolveu anular o concurso público, devido a impossibilidade até o momento de se verificar a quantidade de pessoas envolvidas e a extensão da fraude.

O que se esperava no bom tempo, para ter evitado medida tão drástica, era a conclusão do inquérito pela Polícia Civil, apontando e identificando os envolvidos, preservando os candidatos que estudaram, despenderam recursos e se pautaram pela boa-fé, ou seja, a imensa maioria.

Já os parlamentares, esses ficarão no anonimato

Já os parlamentares, suspeitos de financiarem a fraude, estão no anonimato e, pelo jeito (pelo andar da carruagem), assim permanecerão.

Não basta o orçamento secreto, ainda quer ser prefeito

É inacreditável, em tempos de orçamento secreto, de verbas de emendas, você acredita que algum parlamentar teria coragem de financiar uma máfia pra fraudar concurso público? Será?

E ainda quer ser prefeito! Será?

Veja a nota da Prefeitura de Parauapebas
"A Prefeitura Municipal de Parauapebas informa à população e aos interessados que o concurso público nº 001/2023 foi anulado.Após uma cuidadosa avaliação e considerando o compromisso de conduzir concursos públicos de forma transparente, justa e em conformidade com os princípios da legalidade e isonomia, a prefeitura informa que após análise do inquérito nº 00071/2023.101491-0, e seguindo a deliberação da comissão especial destinada à apuração de ilegalidade no certame para provimento de cargos no quadro de servidores efetivos do município, a administração municipal tomou a decisão de anular o concurso.

Tal medida visa assegurar a transparência, lisura e a plena conformidade com as normativas vigentes, garantindo assim a igualdade de oportunidades a todos os concorrentes.

A prefeitura entende a importância e a expectativa gerada em torno do concurso como um meio de acesso ao serviço público municipal e reitera seu compromisso em conduzir o processo de forma idônea e transparente.

Aos inscritos e interessados, a gestão municipal informa também que acerca da devolução dos valores referentes às inscrições, o procedimento será informado após a conclusão de processo.

Assim, novas informações sobre os próximos passos serão divulgadas oportunamente à medida que o processo de revisão e reestruturação avance.

A Prefeitura Municipal de Parauapebas agradece a compreensão e colaboração de todos os envolvidos e reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade em todas as suas ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário