Operação da PF contra o garimpo ilegal
Com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, a Polícia Federal e o ICMBio realizaram, ontem (17), uma operação conjunta para combater o garimpo ilegal que ameaçava as linhas de transmissão de energia elétrica nos municípios de Parauapebas e Curionópolis.
Os criminosos tentaram impedir a atuação das autoridades, bloquearam a estrada e lançaram rojões e pedras contra o helicóptero da PF.
Na operação a PF destruiu máquinas e equipamentos utilizados pelos marginais para a prática dos crimes, nessa área,a PF já realizou outras operações para combater o garimpo ilegal.
Os pontos de garimpo ilegal de ouro foram encontrados no Rio Novo e Igarapé Gelado, em Parauapebas e Curionópolis, em região que já foi alvo de outras operações recentes da PF.
Rios poluídos
Esses pontos de garimpos poluem os rios que abastecem a cidade de Parauapebas e região, a bacia hidrográfica local já apresenta alto grau de contaminação de mercúrio.
O Rio Novo é o mais agredido nos últimos anos, levando poluição ao rio Parauapebas, que fica às margens da Floresta Nacional de Carajás.
PL é o braço político do crime organizado no garimpo
Todos sabem, o PL é o braço político do crime organizado vinculado ao garimpo ilegal, é preciso que a PF amplie o foco da sua atuação para quebrar a proteção que deputados da banda podre da política oferecem para essas atividades ilegais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário