Tiangong - Palácio Celestial - Estação Espacial da China |
A ciência celestial
A China tem a sua própria estação espacial, Tiangong (Palácio Celestial), um feito alcançado apenas por 2 países, desde 17 de junho que 3 astronautas estão numa missão de 3 meses, já completaram 30 dias no espaço.
Os chineses chamam os seus astronautas de "taikonautas", o termo é derivado de "taikong", que significa espaço no chinês padrão.
Os taikonautas estão a bordo do módulo central da estação espacial, denominado de Tianhe (Harmonia dos Céus), onde permanecerão por três meses de trabalho intenso, levaram 6 toneladas de equipamentos que serão utilizados na estação espacial, também realizarão vários experimentos científicos.
A ciência mobiliza a China
A China toda está mobilizada pela ciência, o presidente Xi Jinping já conversou com os taikonautas por 3 vezes, expressou o orgulho da população do país com o sucesso da missão espacial, enfatizando: "A construção da estação espacial é um marco na indústria espacial da China, que fará contribuições pioneiras para o uso pacífico do espaço pela humanidade" (aqui).
A missão é acompanhada pela imprensa, a CGTN publicou uma reportagem sobre a rotina dos astronautas - veja AQUI.
Superação tecnológica
A China é o segundo país a desenvolver sozinho uma estação espacial tripulada, o primeiro foi a União Soviética, caminhando rapidamente pra alcançar a hegemonia na tecnologia espacial, superando os E.U.A.
Na última sexta-feira (16), a China concluiu o primeiro teste de foguete suborbital reutilizável, o vôo inaugural foi um sucesso, tudo ocorreu conforme programado, o equipamento realizou um pouso horizontal em uma pista de aeroporto, algo inédito.
Módulo de pouso e rover chinês Tianwen-1 |
A China também tem sua missão em Marte, o nome é Tianwen, que significa "perguntar ao céu", pousou em Marte em 15 de maio (leia aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário