Ocupação
Os índios Xikrin estão ocupando a sede da bilionária prefeitura de Parauapebas, o principal destino dos royalties da mineradora Vale, o movimento reivindicatório já dura mais de 48 horas, iniciou no último dia 9.
Políticos demagogos e caloteiros
Quem mora em Parauapebas sabe que faz pouco tempo que os índios Xikrin descobriram o endereço do palácio do Morro dos Ventos, graças a irresponsabilidade de políticos demagogos e caloteiros.
Era responsabilidade da VALE
Antes, todos sabem, os índios Xikrins eram assistidos pela mineradora VALE, mas por interesses eleitoreiros os prefeitos e vereadores começaram a levar a política para dentro da aldeia, agora, a vítima será os cofres públicos, o que antes a poderosa VALE custeava foi debitado na conta do pobre povo de Parauapebas, graças a falta de seriedade de políticos "malandrinhos e caloteiros".
O Ministério Público
O Ministério Público em Parauapebas deveria chamar essas lideranças indígenas, os representantes da mineradora Vale e esses "gestores" da prefeitura para uma boa conversa, não permitir que os interesses eleitoreiros de alguns políticos tragam mais esse prejuízo aos cofres públicos.
O máximo que o governo de Parauapebas poderia fazer, caso tivesse responsabilidade com uma boa gestão do erário, seria intermediar um acordo entre a VALE e os índios Xikrin, não permitir que um centavo dos cofres públicos seja destinado a "subsidiar" responsabilidades que são da mineradora VALE.
Convênios branqueados
A aldeia Xikrin fica a cerca de 400 km da sede do município, são muitos quilômetros de estradas vicinais que fazem brilhar os olhos de um certo empreiteiro muito atuante em Parauapebas, mas não é crível que um gestor público sério assuma tamanha responsabilidade, seria um "branqueamento de convênios".
O preto no branco
Você, caro morador de Parauapebas, pode acreditar, mas antes seria inimaginável, a prefeitura de Parauapebas que mal dá conta de tapar os buracos das ruas da cidade vai assumir as obras das estradas vicinais de acesso à aldeia dos Xikrin, distante 400 km da área urbana do município, fazendo a obrigação da mineradora VALE.
Evidente, as obras ficam bem longe dos olhos dos moradores de Parauapebas.
O "preto e o branco" dominaram tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário