CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 9 de outubro de 2018

PARÁ: Pesquisas eleitorais, o Doxa errou menos ao cravar o segundo turno

No meio de tantos erros, o Doxa conseguiu cravar o segundo turno, o Ibope nem isso



Ibope - margem de erro de 3%

No Pará, o Ibope sai com sua imagem muito arranhada destas eleições de 2018, reincidiu em erros anteriores, noutros pleitos, mesmo com a margem de erro de 3%, o instituto não conseguiu salvar seus números para nenhum dos principais concorrentes ao governo do estado.

Para Hélder, o Ibope apontou 54% dos votos válidos, as urnas trouxeram apenas 47,69%. O erro foi grosseiro, muito fora da margem de erro de 3%.

Para o segundo colocado, Márcio Miranda, o Ibope também errou fora da margem de erro, o instituto cravou 25%, as urnas deram 30,21%.

Para o terceiro colocado, Paulo Rocha, o erro também escapou da margem erro, o Ibope deu 14%, as urnas cravaram 17,05%.

A Doxa acertou o principal, a ocorrência de segundo turno

Ao andar bem próximo do percentual de votos de Hélder Barbalho, quase cravando o resultado das urnas, a Doxa aliviou todos os demais erros cometidos, alguns grosseiros, fora da sua margem de erro de 2,25%.

Hélder, o primeiro colocado, teria 47,1% dos votos pela pesquisa Doxa, as urnas deram exatos 47,69%. A Doxa foi muito feliz, acertou o essencial para salvar seu trabalho.

O acerto da Doxa ficou nisso, tudo o mais estava fora do lugar, o segundo colocado, Márcio Miranda, o instituto deu 35,1% para ele e as urnas apenas 30,21%. Para o terceiro colocado, Paulo Rocha, a Doxa apontava 12,7% e as urnas trouxeram 17,05%. Nos dois casos, a Doxa errou bem fora da sua margem de erro de 2,25%.

Ibope x Doxa

O acerto da DOXA em cravar um segundo turno salvou a pátria, mas está evidente que a julgar pelo tamanho da amostra, comparada ao do Ibope, pode se afirmar que também há problemas sérios pra serem corrigidos no instituto. 

A pesquisa Doxa, registrada no TRE-PA sob o protocolo PA-00747/2018, teve uma amostra de 1.896 entrevistas, o Ibope, registrada  sob protocolo n° PA-06819/2018, teve apenas 812 entrevistas, um universo muito menor. 

Claro, não apenas por isso, tamanho da amostra, a comparação entre as pesquisas desses dois institutos deve ser feita com muitas ressalvas, pois além de tudo, ambas tiveram o período de coleta de dados diferentes, a Doxa foi do dia 2 ao dia 5 de outubro e o Ibope apenas nos dias 4 e 5/10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário