CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 31 de março de 2020

URGENTE: O Ministério da Saúde desmente secretário de saúde e prefeito, governo de Parauapebas pode ter montado uma farsa

Prefeito e secretário de saúde podem ter montado uma 'farsa' para enganar a população da cidade, caso pode parar na Polícia Federal


LEIA MATÉRIA QUE DESMENTE PREFEITO E SECRETÁRIO
DE SAÚDE DE PARAUAPEBAS


Darci Lermen e o secretário de saúde são questionados

O Blog Sol do Carajás recebeu várias informações oriundas de servidores da rede pública de saúde do município de Parauapebas, sob a condição de anonimato, eles estão questionando a veracidade do conteúdo dos vídeos divulgadas pelo secretário de saúde do governo Darci Lermen para o combate ao coronavírus, o caso é grave e pode parar na Polícia Federal.

O caso

Na última sexta-feira (27), o secretário de saúde do governo Darci Lermen divulgou um vídeo, numa sala misteriosa, diante de uma caixa onde supostamente estariam 'kits de testes rápidos' para o COVID-19, o secretário ainda afirmou que toda a população de Parauapebas que 'necessitasse da testagem' seria atendida a partir da segunda-feira (30).

O vídeo do secretário foi supostamente gravado em Brasília, veja:





As informações do Ministério da Saúde indicam que governo de Parauapebas pode ter montado uma a farsa 

Numa matéria publicada ontem (30), o site do Ministério da Saúde (MS) desmente o secretário de saúde e o prefeito de Parauapebas, as informações foram atualizadas na noite de segunda-feira (30), às 21h55, fica claro que os testes que chegaram em Brasília ainda não foram distribuídos aos estados e municípios, antes passarão pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz (aqui).

Tem mais mentira do governo de Parauapebas

Outra informação oficial do Ministério da Saúde coloca o prefeito e o seu secretário em situação de total descrédito no município, segundo o Mandetta, ministro da saúde, as primeiras 500 mil unidades de testes rápidos para diagnosticar o coronavírus (Covid-19) serão usados em profissionais que atuam na área de saúde de todo o país e nos agentes das forças de segurança pública, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19 (aqui), ou seja, quando forem distribuídos, talvez essa semana, os testes não se destinam à população em geral, mas aos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus, quais: médicos, enfermeiros, técnicos, policiais, bombeiros, etc.

"(...) como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus. Se sim, vamos tratar de um jeito. Se não, poderá retornar ao trabalho”, esclareceu Mandeta (aqui).

Como se percebe, o prefeito e secretário de Parauapebas podem ter sido flagrados em mais mentiras, na forma mais mesquinha, usando o 'vírus' como arma política eleitoral.

Escassez mundial de insumos

O Ministério da Saúde admite a escassez mundial de insumos, o governo da Alemanha está em dificuldades e alerta para a existência de equipamentos falsificados e produtos sendo roubados para serem revendidos ilegalmente e por preços absurdos (aqui - DW).

Na Alemanha está ocorrendo isso, imagine no Brasil, é urgente que o prefeito de Parauapebas, com o seu secretário de saúde, informem onde compraram os 'kits de testes rápidos' para o Covid-19, mostrem a nota fiscal do produtos, o fabricante ou laboratório, a transportadora que levou os insumos para o município de Parauapebas.

Veja o que disse o ministro da saúde da Alemanha, para o maior jornal do país:

"Estamos comprando equipamentos de proteção médica no nível federal e fornecendo a todos os estados e associações de saúde pública", disse Spahn. Segundo o ministro, a abordagem garantiria "preços justos e firmes para todos os fornecedores nacionais e internacionais de máscaras e equipamentos de proteção".À medida que o vírus Sars-Cov-2 se espalha globalmente, faltam máscaras cirúrgicas e outros materiais hospitalares importantes para uso médico. A escassez já se tornou aparente em diversas clínicas e hospitais na Alemanha. Muitos diretores de compras relatam não ter outra opção a não ser tentar esterilizar e reutilizar máscaras enquanto procuram por fornecedores.Há relatos de equipamentos de proteção falsificados sendo vendidos e de produtos legítimos simplesmente desaparecendo antes da entrega – roubados por gente que tenta revendê-los com lucros astronômicos". (DW - maior jornal da Alemanha)

Darci tem no vírus um aliado contra Parauapebas

Toda a cidade sabe que Darci Lermen conseguiu piorar o que já era ruim, o prefeito tem rejeição alta entre os moradores do município, sequer pode andar nas ruas sem um aparato de segurança, mas difícil acreditar que chegaria onde chegou.

A palavra está com o prefeito e com o secretário de saúde do município de Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário