CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Parauapebas: 2 anos chegam ao fim e 2019 bate à porta, com ele a "OPORTUNIDADE HELDER"



2 anos...

O governo Darci Lermen conseguiu vitórias importantes nos 2 anos que findam, a mais significativa foi a recomposição do orçamento municipal, com a aprovação da nova CFEM - Compensação Financeira pela Exploração Mineral - um grande feito, sem isso a cidade caminhava para a ingovernabilidade.

Por outro lado, o governo Darci Lermen ainda não encontrou o caminho de uma boa gestão dos recursos, sendo o motivo para a sua baixa aprovação popular. A transparência e o consequente acesso à informação exigem mais dos atuais governantes, nos dias de hoje.

A percepção que a sociedade tem é de um "quase desastre"

A percepção da sociedade sobre a administração local é de um "quase desastre", se isso é em parte injusto com o esforço e as conquistas do prefeito para o município (CFEM, Quota Parte ICMS, Banco Mundial) não se pode negar que é compatível com o "conjunto da obra", basta ver os resultados precários de órgãos como a SEMOB, SEMURBH e SAAEP (pra ficar na infraestrutura, já que falamos de obras).

Os compromissos políticos sucumbiram com qualquer racionalidade na gestão dos negócios do município nesses 2 anos, até a ASCOM se tornou um fiel retrato dessa "Babel", sendo peça crucial para a péssima imagem do governo. 

Curto circuito e fio-terra

No conjunto da obra, a ASCOM também parece ter sido eletrocutada nas ondas das rádios locais, sob o som de "músicas gospel e sertanejos", cuja qualidade não se tem dúvidas, é ruim mesmo (as músicas).

A ASCOM tem bons profissionais, não se quer aqui negar a competência deles, podemos afirmar que são os melhores de Parauapebas e toda a região, no seu setor, ou seja, nas ondas eletromagnéticas das rádios "chechelentas" de Parauapebas. 

A verdade é que não há um norte, deu curto-circuito, meteram um fio-terra onde não deviam, é uma "torre de Babel"

Torre de Babel

Fato, qualquer avaliação dos 2 primeiros anos do governo Darci Lermen passa obrigatoriamente pelo reconhecimento dos feitos orçamentários e da "herança maldita" que ele recebeu, evidente, isso não afasta a "Torre de Babel" que caracteriza a composição do seu secretariado, indo desde o "fundamentalismo religioso charlatão" da Universal do Reino de Deus até a presença de membros do MST, politicamente um milagre do prefeito Darci Lermen, mas administrativamente um "quase desastre". 

Sem contar, isso no primeiro escalão do governo, tem verdadeiros estelionatários, tudo isso é "veras".

Nesses 2 anos, teve de tudo, ainda bem que a turma do "zap zap" de Parauapebas é do tipo que comemora vitória mesmo na flagrante derrota que tiveram com Valmir da Integral, sonhando com seu retorno, coisa de "bozo".

A capacidade política do prefeito é o único fio de esperança, mas não devia... 

Não fosse a enorme capacidade política do prefeito, Parauapebas já vivenciaria crises iguais ou mais graves que a da gestão anterior, do ex-prefeito Valmir da Integral, cuja derrota na tentativa de reeleição e na campanha pra deputado é o exemplo perfeito e acabado do que não se deve fazer.

Sementes boas frutificam, mas precisam de regamento com boa técnica 

Algumas boas sementes foram plantadas, a exemplo, o projeto de macrodrenagem do Banco Mundial, mas tudo pode ser perdido, pois o Brasil já é visto como um "país pária" na comunidade internacional, a imagem era ruim com Temer se tornou ainda pior com Bolsonaro, não seria surpresa o Banco Mundial cancelar ou dificultar qualquer liberação de recursos.

As boas sementes ficaram sem regamento, coisa simples, água de qualidade, o que não tem na SAAEP.

A oportunidade de verdade

Porém, contudo e todavia, a "oportunidade" bate à porta de Parauapebas, atende pelo nome de HÉLDER BARBALHO, apesar do resultado eleitoral adverso colhido no município, politicamente o prefeito DARCI tem tudo pra transformá-lo em mais uma vitória sua (se já não o fez), mas o que de fato importa é a clareza que o futuro governador do Pará tem da necessidade da sua administração marcar presença forte em todas as regiões do interior do estado, o governo DARCI LERMEN, o principal aliado de Hélder, deve buscar trazer bastante proveito ao município do futuro governo do estado.

Jáder, o pai, foi o melhor governador da história do Pará, principalmente para o interior do estado, o filho, Hélder, deve superá-lo, Parauapebas, com DARCI, tem mais essa bela "oportunidade".

Que DARCI saiba fazer bom proveito, mesmo com uma equipe de secretários capengas, sofrível!

O tempo urge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário