CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

O caso dos 3 candidatos com mandado de prisão em aberto que foram favorecidos pelo PL, Novo e PRTB


A Polícia Federal prendeu no último sábado (14) um dos três candidatos a vereador nas eleições municipais de 2024 por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 (aqui).

O marginal encontrou abrigo no Partido Novo de Céu Azul/PR, tem o nome de Marcos Geleia Patriota, o rapaz é investigado por associação criminosa e tem mandado de prisão aberto em seu nome pelo Supremo Tribunal Federal, mas segundo seus companheiros de partido ele 'é um exemplo  de integridade pessoal e profissional' (aqui).

O registro dos candidatos foram deferidos e estavam fazendo campanha.

A questão é?

A questão principal não é os 3 (três) procurados pela Justiça terem direito a serem candidatos, mas como conseguiram praticar todos os atos necessários para obter o registro, mesmo com um mandado de prisão preventiva em aberto?

Eles se filiaram, participaram de convenções, entregaram todos os documentos necessários, até foto atualizada, como conseguiram realizar todos esses atos?

Como os cartórios eleitorais não identificaram os criminosos e não oficiaram a Polícia para o cumprimento da prisão preventiva?

É liberal, é novo e é revolucionário?


O partido Novo receberá do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) cerca de R$ 37 milhões, o PL R$ 886 milhões e o PRTB 3,4 milhões (aqui).

Aliás, segundo esses partidos políticos, abrigar, filiar, registrar e repassar dinheiro público para uma pessoa que é procurada, que tem mandado de prisão em aberto, é algo realmente LIBERADO, REVOLUCIONÁRIO e NOVO.

Será que pode ser tipificado como favorecimento pessoal ou real, ambos?

Condenados

Os criminosos que participaram dos atos de 8 de janeiro, dependendo do seu grau de envolvimento, estão sendo condenados por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Outra questão

Aliás, o Estado Democrático de Direito e as suas instituições tem um longo percurso a caminhar, nas cidades brasileiras é comum encontrar candidatos que participaram de bloqueios de rodovias, do acampamento criminoso no QG do Exército e estão livres e soltos, nem processo respondem.

Tá solto, ainda!

Em Parauapebas foi registrado 'locaute' e bloqueio da rodovia PA 275, um candidato a prefeito participou e deu suporte aos atos com recursos públicos.

sábado, 14 de setembro de 2024

PARAUAPEBAS: Doxa e Data Populi apontam para o segundo turno, Gauss e Skala divergem


Data Populi e Doxa apontam segundo turno, Gauss e Skala divergem

Não é apenas em São Paulo ou Belém que as pesquisas apontam números diferentes nas eleições municipais de 2024 (AQUI), em Parauapebas/PA o fenômeno se repete, segundo os últimos quatro levantamentos divulgados a cidade teria segundo turno em dois destes, Data Populi e Doxa, já nos institutos Skala e Gauss as eleições seriam resolvidas no primeiro turno.

Últimas eleições

Nas duas últimas eleições para prefeito em Parauapebas nenhum candidato conseguiu atingir mais de 50% dos votos válidos, ou seja, haveria segundo turno, em 2016 Darci Lermen venceu o pleito com 41,87% e Valmir Mariano ficou em segundo com 38,55%. Em 2020, Darci Lermen obteve 48,42%, Júlio César veio em segundo com 20,48% e Valmir ficou em terceiro com 18,74% dos votos válidos.

VEJA A FONTE DAS PESQUISAS ELEITORAIS - CLIQUE NOS LINKS




quinta-feira, 12 de setembro de 2024

DATA POPULI APONTA PARA UM SEGUNDO TURNO EM PARAUAPEBAS

 

Segundo turno em Parauapebas

O Data Populi foi a campo no município de Parauapebas/PA entre os dias 5 a 8 de setembro para realizar mais uma pesquisa para prefeito e vereador, o resultado foi divulgado pela Rádio Arara Azul FM, os números apontam que a disputa pelo comando da mais importante cidade do sul/sudeste paraense tende a ser decidida apenas no segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro de 2024.

No cenário estimulado, o candidato Aurélio Goiano tem 49,3% dos votos válidos e Rafael Ribeiro vem em seguida com 35,1%, Dr. Felipe é o terceiro colocado com 10,9% e Graziele Ribeiro aparece em quarto com 4,6%.

Os números totais do cenário estimulado são: Aurélio Goiano 42,3%; Rafael Ribeiro 30,1%; Dr. Felipe 9,4% e Graziele Ribeiro 4%. Nenhum, branco e nulo 6,2% e Não sabe/não respondeu 8%.


Na espontânea

No cenário onde o entrevistado declina o nome do seu candidato sem reagir a qualquer estímulo, espontaneamente, a diferença entre o primeiro e segundo colocado é de apenas 10,8%, Aurélio Goiano tem 32,7% e Rafael Ribeiro vem com 21,9%. Dr. Felipe tem 4,8% e Graziele Ribeiro tem 1,7%.

Nesse cenário, a soma das intenções registradas para outros nomes e de quem indica votar em nenhum/branco/nulo ou disse não saber/não respondeu totaliza 38,9%. 


Dados da pesquisa

A pesquisa Data Populi para prefeito e vereador de Parauapebas/PA foi registrada no TSE sob n° PA-02166/2024, tendo como contratante a Fundação Educacional e Cultural Nativa/Rádio Arara Azul FM, realizada no período de 05 a 08/09/24, com 2.373 entrevistas, margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%. 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Parauapebas/PA, em menos de 8 anos, recebeu 96.498 novos moradores


Em menos de 8 anos são 96.498 novos moradores

O IBGE já divulgou a estimativa populacional de 2024 para os municípios brasileiros, Parauapebas tem 298.854 habitantes.

O número mostra que o município continua sendo a terra da oportunidade, para ter idéia da pujança da cidade e do seu crescimento, em 2017, quando o prefeito Darci Lermen retornou ao comando da gestão local, eram 202.356 habitantes, ou seja, em menos de 8 anos a cidade recebeu 96.498 novos moradores.

Esses 96.498 novos moradores recebidos pela 'mãe Parauapebas' representam uma população superior a de 129 municípios paraenses,  para ter idéia, os 96.498 moradores superam os habitantes de Tucuruí, Redenção, Moju ou Canaã dos Carajás.


Parauapebas teve 104.820 domicílios recenseados e 87.667 ocupados permanentes

Em Parauapebas, o 'Censo Demográfico 2022' identificou um total 87.667 domicílios permanentes ocupados, sendo a média 3,05 de pessoas por unidade.

Agora, o IBGE continua divulgou os dados relativos ao total de “domicílios não ocupados”, ou seja, a soma de domicílios “de uso ocasional” (casas de férias) com aqueles considerados “vagos” (imóveis à venda, para alugar ou mesmo abandonados, desde que não haja ninguém morando).

Foram relacionados 16.901 domicílios não ocupados, sendo 12.369 vagos (73% do total) e 4.532 (27%) de uso ocasional.

Mais de 51 mil moradores

Considerando a média de moradores por domicílio, os 16.901 domicílios poderiam abrigar uma população de 51.548 moradores.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Doxa já mostra um segundo turno em Parauapebas/PA


EM PARAUAPEBAS TERÁ SEGUNDO TURNO, APONTA A DOXA

A mais recente pesquisa DOXA para prefeito de Parauapebas já mostra que a cidade teria segundo turno entre o vereador Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro, caso as eleições fossem hoje.

Aurélio Goiano tem 41,5% das intenções de voto e Rafael Ribeiro vem se aproximando com 27,7%, em terceiro lugar aparece Dr. Felipe (PL) com 13,4%, seguido de Graziele com 4,0%. 


Na espontânea, já tem empate técnico

Considerando que a margem de erro da pesquisa é de 4,1%, no cenário espontâneo, quando o eleitor diz sem ser estimulado qual o seu candidato, os números mostram uma ascensão impressionante de Rafael Ribeiro (21,6%), empatando tecnicamente com Aurélio Goiano (27%).

O cenário espontâneo vem mostrando que tem um universo de 38,1% dos eleitores que ainda não sabem ou preferem não dizer em quem votariam para prefeito.


Dados da pesquisa 

A Pesquisa DOXA para prefeito de Parauapebas foi realizada com recursos próprios e registrada no TSE sob o nº PA-06976/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro estimada é de 4.1%. A Doxa realizou a pesquisa entre os dias 26 a 29 de agosto de 2024 com uma amostra de 600 entrevistas.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Tenente-Coronel da PM batia e estuprava uma ex-chefe da Delegacia da Mulher


O tema da violência contra a mulher nas eleições municipais

Em Parauapebas, apesar da repercussão de vários casos de violência contra a mulher o tema ainda não ganhou a dimensão que deveria nas eleições municipais, impera um 'silêncio ensurdecedor'.


No último domingo, um caso emblemático foi revelado pelo programa Fantástico, a 'ex-chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Volta Redonda/RJ, Juliana Domingues, relatou ter sofrido agressões do ex-marido, o tenente-coronel da Polícia Militar Carlos Eduardo da Costa. De acordo com ela, os episódios de violência aconteceram entre 2021 e 2022, quando ela era delegada da DEAM, em Volta Redonda, no interior do estado. O PM atualmente é coordenador de Segurança do Tribunal Regional Federal do Rio (aqui).'

Filho do 'Zé da Vaca' ou do 'Zé da Porca'

A reportagem sobre o caso das agressões contra a Delegada Juliana Domingues revela vários prints de 'Whatsapp' sobre a violência sofrida e como é difícil para se combater esses criminosos, no caso, o agressor foi promovido e é o coordenador de Segurança do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, só falta o marginal ser candidato a prefeito da cidade.

O agressor de Juliane Domingues, um policial militar de alta patente, não tem mãe: deve ser filho de um 'Zé da Vaca' ou 'Zé da Porca'.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

TSE: USO DE TELEMARKETING É PROIBIDO NA PROPAGANDA ELEITORAL


Uso de telemarketing é proibido na propaganda eleitoral

A legislação eleitoral proíbe divulgar propaganda eleitoral por meio de telemarketing na campanha das Eleições Municipais de 2024, conforme estalece a Resolução nº 23.610/2019.

Também é proibido o disparo em massa de mensagens instantâneas sem o consentimento da pessoa destinatária.

'As diretrizes buscam prevenir práticas invasivas e garantir que as campanhas respeitem os direitos das cidadãs e dos cidadãos, por meio da realização de um pleito com transparência e equidade entre candidaturas, conforme estabelece a legislação eleitoral.'

Envio de mensagem tem que identificar o remetente

As mensagens eletrônicas e mensagens instantâneas enviadas pelos candidatos (as) devem incluir a identificação completa do remetente e oferecer ao destinatário a opção de solicitar o descadastramento e a eliminação de seus dados pessoais, sendo atendido em até 48 horas.

O descuprimento pode implicar em sanções legais  'com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil, quem realizar propaganda eleitoral na internet atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, nos termos do artigo 57-H da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).'

domingo, 1 de setembro de 2024

DATA POPULI: VEJA A MAIS RECENTE PESQUISA PARA PREFEITO DE PARAPAUPEBAS


Data Populi divulga a mais recente pesquisa para a prefeitura de Parauapebas

O Data Populi divulgou a sua primeira pesquisas para prefeito de Parauapebas depois de encerrado o prazo para registro e publicado o edital das candidaturas pela Justiça Eleitoral.

Caso as eleições para prefeito de Parauapebas fossem hoje, os números divulgados pelo Instituto Data Populi mostram Aurélio Goiano com 45,4% e Rafael Ribeiro com 26,5% das intenções de votos, Dr. Felipe tem 10,6% e Graziele Ribeiro 3,1%.

Os eleitores que indicaram votar em branco, nulo ou nenhum são 6,4% e 8% não responderam ou disseram que ainda não sabem.


Na espontânea

No cenário onde o entrevistado declina espontaneamente o nome do candidato, Aurélio Goiano aparece com 34,1% e Rafael Ribeiro vem em seguida com 18,1%, depois Dr. Felipe com 4,6% e Graziele Ribeiro com 0,8%. 

Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum somam 4,9% e 37%  não reponderam ou são sabe em quem votar.


Dados da Pesquisa

A pesquisa do Instituto Data Populi para prefeito do município de Parauapebas foi realizada com recursos próprios, no período de 25 a 27/08/24, com 1.061 entrevistas domiciliares face a face, a margem de erro é de 3,0% e o nível de confiança de 95%. Registro n° TSE n° 07310/2024.