7 bandidos presos
A Polícia Federal realizou a 'Operação Rota do Minério', ontem (07), com o objetivo desarticular um esquema criminoso de extração ilegal de minério na região de Itupiranga e Marabá, ao fim foram presas sete pessoas e aprendidos oito caminhões com 500 toneladas de manganês, segundo as autoridades os marginais pretendiam exportar ilegalmente o produto através do porto de Barcarena/PA, os envolvidos responderão pelos crimes tipificados artigo 2º, § 1º da Lei nº 8.176/91, com pena prevista de até 5 (cinco) anos de detenção (aqui - PF).
Todos que moram na região sabem que a extração ilegal de manganês é realizada por 2 ou 3 organizações criminosas que tem a cobertura de policiais e políticos importantes do sul do Pará.
Não precisa mais mineração, muito menos clandestina
A extração ilegal de minério é mais danosa para a sociedade brasileira que o tráfico de drogas.
No Pará e na Amazônia não se precisa de mais mineração, muito menos de extração clandestina, atividade extremamente danosa ao meio ambientes e aos povos originários.
A extração mineral no Pará já é mais que o suficiente, a VALE, em 2018, produziu mais de 193 milhões de toneladas apenas de ferro, sem contar outras substâncias minerais, proporcionando lucros absurdos e causando muitos impactos sociais nos municípios do estado.
O que é preciso de fato é que essa riqueza aqui produzida gere qualidade de vida para todos os habitantes da região, ao invés de ser indevidamente apropriada, quase que exclusivamente, por especuladores financeiros das bolsas de ações mundo afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário