CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 17 de junho de 2014

CONCÓRDIA DO PARÁ: MP denuncia seis pessoas por promoverem depredações e tumultos na cidade


O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça, Tatiana Ferreira Granhem, ofereceu denúncia contra seis pessoas acusadas de promoverem depredações e tumultos no município de Concórdia do Pará, após operação de fiscalização feita pelo poder público para identificar veículos em situação irregular, drogas, armamentos e outros ilícitos. Três dos acusados são vereadores do município.

Os acusados são Francisco Edson Madeiro (vereador), Edson Gladson de Souza Madeiro, Magnaldo Menezes de Andrade (vereador), Euripedes Guimarães, Jander Clay da Silva Ferreira (vereador) e “Naldo”.

Os denunciados vão responder pelos crimes de lesão corporal, roubo, dano qualificado, incêndio em edifício público, incitação ao crime, associação criminosa, resistência, desobediência e desacato, praticados em comunhão de vontades, aderindo às condutas uns dos outros.


O caso

Tudo aconteceu no dia 14 de junho, quando foram realizadas duas operações conjuntas, envolvendo Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Civil e Polícia Militar, no município de Concórdia do Pará, denominadas "Operação Minerva II" e "Ação Barreira", com a finalidade de fiscalizarem veículos em situação irregulares, presença de drogas, armamentos e condutores alcoolizados e sem habilitação, o que levou alguns indivíduos a incitarem a população contra os agentes do Detran e policiais, utilizando-se da rádio comunitária.

Essas atitudes levaram a depredações de vários imóveis públicos (destacamento da Polícia Militar, sede da Prefeitura Municipal e delegacia de Polícia Civil), além de agressões a policiais civis e militares.


Providências

“De imediato, todas as providências foram tomadas pelo Parquet, em conjunto com o Poder Judiciário, Superintendência do Salgado e Comando da Polícia Militar (14.º BPM)”, destaca a promotora de Justiça Tatiana Granhem.

Imagens juntadas ao inquérito policial comprovam a participação dos seis indivíduos, que encabeçaram os atos de vandalismo.

“Eles foram identificados, qualificados e denunciados, por ameaça à ordem pública do município, posto que, com suas condutas, colocam em risco a sociedade, causando situação de pânico, violência, agredindo fisicamente policiais militares, e por fim, pondo em risco a integridade física da população, em caso de confronto”, ressalta a representante do Ministério Público do Estado.

Segundo Granhem “as gravações em mídia DVD, obtidas pelo MPPA, já foram encaminhadas à perícia e integram a denúncia, para que haja a identificação dos demais nacionais que participaram das depredações e demais ilícitos”.

Texto: Edyr Falcão, com informações da PJ de Concórdia do Pará
Imagens: Portal G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário