Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, pela ONU
Edmilson Rodrigues (PSOL) |
No domingo próximo, dia 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal, por tanto, de combatê-la.
Criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa deve ser também, incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção.
Em Belém, o Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa, reitera em seu manifesto que a violência contra a pessoa idosa nem sempre é física. Uma política que, considerando “a realidade demográfica e social”, aumenta a idade relativa ao piso de “envelhecimento”, para escamotear o aumento da longevidade brasileira e não sanear as questões relativas a tal, não deixa de impetrar violência absurda contra esses cidadãos. Aliás, na contramão do Estatuto do Idoso, que é sem dúvida, uma conquista da sociedade civil organizada.
A sociedade paraense deve se posicionar de forma absolutamente contrária a qualquer forma de violência contra a pessoa idosa, e defendemos que as pessoas devem ter direito à dignidade de envelhecer com segurança e saúde.
Tendo em conta o exposto, nos termos regimentais, apresento esta MOÇÃO de solidariedade à luta pela conscientização da violência contra a pessoa idosa, comemorado em 15 de junho.
Solicito que seja dado ciência do conteúdo integral desta MOÇÃO à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA), ao Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa - Belém e à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH).
Belém, 11 de junho de 2014.
Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário