CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 28 de dezembro de 2025

PARAUAPEBAS/PA: AURÉLIO GOIANO LIDERA COM O DOBRO DAS INTENÇÕES DE VOTOS DE DARCI LERMEN, MAS REGISTRA EMPATE TÉCNICO COM RAFAEL RIBEIRO


Trocou de livro

O tabuleiro político da "Capital do Minério" sofreu um sismo de magnitude gigantesca. Se as urnas de 2024 já haviam desenhado um novo mapa de poder, os números recentes da pesquisa Data Populi mostram que Parauapebas não apenas virou a página, ela trocou de livro.

O fenômeno Aurélio Goiano: vereador cassado, recordista de votos e desgaste precoce

A trajetória de Aurélio Goiano se mostra digna de um roteiro de filme de curta metragem. De opositor ferrenho e barulhento na Câmara a prefeito eleito com a maior votação da história da cidade (92.073 votos), Goiano projetou um capital político que parecia insuperável nos próximos anos. Parecia. Mesmo após uma vitória esmagadora com 58,52% dos votos válidos, a nova pesquisa mostra que sua "lua de mel" com o eleitorado está chegando ao fim após seu primeiro ano de mandato.

Aurélio lidera, mas desgaste já consumiu 15% dos votos

No cenário estimulado, ainda mantém a liderança isolada, no entanto despencou para 32,5% (43,5% dos votos válidos) na preferência do eleitorado, provando que o capital político, em cidades dinâmicas como Parauapebas, é um ativo que evapora rápido, no caso, Aurélio Goiano perdeu mais de 15 pontos entre outubro de 2024 e dezembro de 2025. 

Numa hipotética disputa pela prefeitura de Parauapebas, Rafael Ribeiro aparece com 37,5% das intenções de votos válidos, tecnicamente colado em Aurélio, que detém 43,5%, deixando o ex-prefeito Darci Lermen numa distante terceira colocação (18,9%).



Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro mantém os 28% dos votos conquistados em 2024, o ex-presidente da Câmara mostra resiliência e desponta como o principal nome da cidade de Paruapebas numa eventual disputa contra o atual prefeito ou numa corrida eleitoral para deputado estadual em 2026. 

Rafael Ribeiro vai consolidando-se como o "player" que mais se beneficia dos deslizes do atual prefeito de Parauapebas/PA.

Por que a balança pode pender para Rafael Ribeiro

Enquanto a força de Goiano mostra sinais de fadiga e retração, os números de Rafael permanecem estáveis, sugerindo que ele é o porto seguro do eleitor que busca equilíbrio.

O "anti-Darci" sem o caos

Ribeiro conseguiu se desvincular da rejeição de Darci Lermen, posicionando-se como um gestor técnico e articulador, oposto ao estilo explosivo do atual prefeito.

Herança maldita: o declínio de Darci Lermen

Enquanto Aurélio e Rafael se aquecem à luz da manhã, o sol se põe para Darci Lermen. Após quatro mandatos, o atual gestor encerrou seu ciclo sob o peso de uma rejeição amarga: 80% de desaprovação.

Na atual pesquisa Data Populi, Darci lidera o índice de "não votaria de jeito nenhum" com 30,1%, superando até Aurélio Goiano, o segundo mais rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário