Aurélio lidera com folga, Braz aparece em segundo e Rafael em terceiro
Enquanto a base política do governo municipal 'bate cabeça' com quatro pré-candidatos para a sucessão de Darci Lermen, o pré-candidato Aurélio Goiano (PL), se a eleição fosse hoje, seria o franco favorito a sentar-se na confortável cadeira do prefeito da Capital do Minério.
A constatação faz parte da segunda pesquisa de intenção de votos no município de Parauapebas assinada pelo Instituto Data Populi e divulgada com exclusividade pelo Blog Sol do Carajás em parceria com o Canal 2N nesta segunda-feira (16).
Votos válidos
A um ano das eleições para escolha do sucessor de Darci, Aurélio tem 30,9% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, consideravelmente à frente de Braz (PDT), que tem 13,7%; Rafael Ribeiro (MDB), 11,8%; Branco da White (União Brasil), 10,2%; e Keniston (MDB), 8,1%. Estes quatro disputam a atenção do prefeito com vistas ao apoio da poderosa máquina de Parauapebas em 2024. Os demais concorrentes — Doutor Felipe (PL), 9,4%; Valmir da Integral (PSD), 9,3%; Hipólito (PSC), 5,4%; e Raimundo Neto (PT), 1,1% — até pontuam, mas também ficam muito atrás de Aurélio.
A considerar o percentual de votos válidos das eleições de 2022, e transpondo-se a taxa para o momento atual, a pesquisa do Data Populi chama atenção para o fato de que, com a mesma projeção de candidatos desenhada hoje, Aurélio Goiano venceria a disputa com 44,8 mil votos válidos, mais que a soma de votos dos segundo e terceiro colocados na pesquisa, respectivamente Braz (19,9 mil votos potenciais) e Rafael Ribeiro (17,1 mil votos). Branco da White (14,8 mil votos), Doutor Felipe (13,6 mil), Valmir da Integral (13,5 mil), Keniston (11,7 mil), Hipólito (7,8 mil) e Neto (1,6 mil) vêm na sequência.
"Governo unido, jamais será vencido"
Apesar da razoável folga de Aurélio Goiano, que se mantém no topo desde a primeira pesquisa do Data Populi, os números — ainda precoces — alertam para o panorama de que, caso as forças da base governista se unam para evitar a chegada da oposição ao poder, o candidato do PL, ao seguir sozinho, poderá levar uma "lapada" de 63,5 mil votos correspondentes à soma das intenções em Braz, Rafael, Branco e Keniston.
Guardadas as devidas proporções, seria um cenário parecido com 2020, quando os 57,4 mil sufrágios obtidos por Darci Lermen em sua reeleição derrotaram com facilidade seus principais adversários, que eram à época Júlio César (24,3 mil votos) e Valmir da Integral (22,2 mil).
Dados da Pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto Data Populi ouviu 997 eleitores de Parauapebas — 0,5% dos atuais 188,9 mil eleitores — entre os dias 9 e 12 deste mês, em 36 bairros urbanos e zona rural, e tem margem de erro de 2,9%. O nível de confiança da sondagem é de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário