Concurso de Parauapebas já registra mais de 33 mil inscritos
No anoitecer desta segunda (9), média de concorrência rompeu 100 candidatos para cada uma das 320 vagas ofertadas no edital. Cargos de procurador, analista ambiental e analista de fiscalização de saúde estão no topo da demanda, contudo há candidato atirando para que é lado a fim de se garantir.
Era por volta das 18 horas da última segunda-feira (9) quando o número de inscritos no concurso da Prefeitura de Parauapebas rompeu a barreira dos 32 mil. Esse número é “melancólico” porque inaugura, oficialmente, a demanda média de 100 candidatos por vaga no certame e consagra-o, de cara, como o concurso de nível municipal mais disputado do Brasil, considerando-se a quantidade de vagas e cargos oferecidos. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog Sol do Carajás.
Antes da meia-noite, o número de inscritos chegou a 33 mil, sendo o cargo de auxiliar administrativo, que oferece 112 oportunidade, o mais procurado, com cerca de 14 mil inscritos, ao passo que o cargo de procurador municipal, com apenas duas vagas, é o mais disputado, com concorrência que chega a 600 por vaga, por enquanto.
Os números ainda são preliminares, mas, se as inscrições fossem encerradas hoje, cairiam bastante, já que, embora haja 33 mil inscritos, o número de pagantes da inscrição é menor. Além disso, há registro de um mesmo candidato tendo feito inscrição para até dez cargos diferentes — provavelmente na intenção de apurar qual de fato ele vai disputar, temendo a concorrência.
Se correr, o bicho pega!
Cargos com demanda nas alturas são, também, os de analista ambiental, tanto com formação em Biologia quanto com formação em Engenharia Civil e afins, e o de analista de fiscalização de saúde com formação em Enfermagem. Ainda assim, um ponto que chama atenção é a enxurrada de inscrições de candidatos declaradamente com nível superior para o cargo de auxiliar operacional, que exige apenas ensino fundamental. Os candidatos querem se garantir na folha da Prefeitura de Parauapebas a todo custo e atiram para todos os lados — errados eles não estão e tampouco há vedação para isso.
Outro fato no mínimo curioso é a “migração” de candidatos para o cargo de agente de defesa civil 1, que exige habilitação náutica. O que muitos não esperavam é que, mesmo com a barreira da habilitação, fosse lotar de candidatos, mas esse é um dos cargos com a procura que mais tem crescido, embalado na facilidade de tirar a habilitação exigida. É aquela velha máxima: “se correr [da concorrência], o bicho pega”. Por enquanto, os cargos mais “amenos” são os de instrutor de arte e cultura.
Em apenas 11 dias de inscrições abertas, o concurso chegou a uma média diária de 3 mil inscritos, com picos nos dois primeiros dias da abertura dos registros e no último final de semana. Se mantiver o pique, o certame alcançará 50 mil inscritos, e alguns cargos — particularmente os de nível superior — vão romper a marca de mil candidatos por vaga. A conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário