Concurso da Prefeitura de Parauapebas passa de 50 mil inscritos
Mais de 8 mil inscrições já foram processadas nesta segunda-feira, último dia para decidir se entra ou não na disputa pela vaga em uma das prefeituras mais cobiçadas do Brasil. Milhares de candidatos ainda estão “se amarrando” para pagar o boleto, o que deve derrubar o contingente final. Confira quais os cargos mais concorridos até o momento (sem considerar o efetivo pagamento da inscrição).
Foi como o Blog Sol do Carajás previu: o concurso da Prefeitura de Parauapebas, o mais concorrido do ano em nível municipal, passou de 50 mil inscritos às 13 horas desta segunda-feira (16), último dia das inscrições. Apenas hoje, cerca de 8 mil candidatos sinalizaram interesse em alguma das 320 vagas ofertadas no certame. Às 19 horas, o total de inscritos somava 54 mil.
As informações foram levantadas com exclusividade pelo Sol do Carajás, que fez uma análise parcial com base em dados de boletos emitidos no ato da inscrição. Vale ressaltar que, embora 54 mil candidatos tenham realizado inscrição, ainda não é possível saber quantos de fato pagaram a taxa e, por consequência, estão no páreo. Por enquanto, de concreto, só mesmo 4,9 mil inscrições deferidas de candidatos autodeclarados com necessidades especiais e hipossuficientes e 1,4 mil inscrições “barradas no baile” pela banca por não atenderem a exigências previstas no edital do concurso.
Além disso, é preciso constar que um mesmo candidato chegou a fazer até 20 inscrições para cargos diferentes, na tentativa de especular e se encaminhar, finalmente, para o cargo menos concorrido no dia da prova, marcada para 19 de novembro e que certamente ganhará mais uma data na folhinha, haja vista a quantidade surreal de inscritos e a qual Parauapebas não terá condições de alocar em um único dia de exame.
Concorrência
A pergunta que não quer calar é: qual o cargo mais concorrido do concurso de Parauapebas? Com base apenas nas inscrições registradas — mas sem considerar se a taxa foi ou não paga —, o cargo proporcionalmente mais disputado é o de agente de fiscalização e controle das relações de consumo, que computava na tarde desta segunda 1.210 interessados para apenas uma oportunidade.
A vaga, que exige nível superior em qualquer área de formação, passou a ser intensamente procurada do dia 10 para cá porque muitos candidatos com formação em Direito e interessados no cargo de procurador municipal levaram “pau” da banca organizadora, a Fadesp, na tentativa de se passarem por hipossuficientes (ou seja, por pessoas extremamente pobres) e, por isso, sem condição de pagar a taxa de inscrição. Com isso, desencantaram-se do cargo que oferece R$ 22 mil de salário inicial e migraram para o cargo de agente de fiscalização, que também tem sido procurado aos montes por formados em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia e até Medicina.
Apenas os candidatos que obtiveram o direito de isenção para o cargo de agente de fiscalização e controle das relações de consumo já garantiriam a maior concorrência do concurso: 117 por vaga.
Por outro lado, em números absolutos, o cargo de auxiliar administrativo garantiu 2,4 mil isenções, um recorde nunca antes visto em concurso público municipal no Pará. O número de inscritos totais chega a 25 mil para auxiliar administrativo (sendo 194 pessoas com deficiência), mas a quantidade de pagantes de taxa de inscrição fará esse número cair, diminuindo, por tabela, a concorrência por vaga, atualmente na casa de 224.
Os cargos menos concorridos são, preliminarmente, os de museólogo, técnico em saúde bucal, instrutor de arte e cultura das áreas de Artes Cênicas e Fotografia e médico do trabalho.
Os números aqui informados devem sofrer alteração considerável, principalmente após a publicação desta reportagem, uma vez que muitos candidatos ainda estão “se amarrando” em pagar o boleto, temendo a forte concorrência. Isso levará à diminuição da demanda em cargos que estão mobilizando muitos candidatos, como auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia e pedagogia. Some-se a isso o fato de que centenas dos que pagaram a taxa escolheram cargos cujos horários das provas coincidem, de maneira que esses candidatos precisarão optar por fazer a prova de apenas um dos cargos nos quais se inscreveram. Essa foi a estratégia de muitos para buscar a vaga menos concorrida. Na guerra e no concurso, está provado que vale tudo!
--------------------
O Blog Sol do Carajás preparou o “top ten” dos cargos mais disputados, por volume total de inscrições (sem considerar quem pagou ou não a taxa). Confira!
Top 10 dos cargos mais concorridos*
- 1º - Agente de fiscalização das relações de consumo — 1.210 por vaga
- 2º - Pedagogo — 931 por vaga
- 3º - Analista de fiscalização de saúde (Enfermagem) — 786 por vaga
- 4º - Analista ambiental (Engenharia Ambiental e afins) — 455 por vaga
- 5º - Procurador — 388 por vaga
- 6º - Analista ambiental (Biologia) — 362 por vaga
- 7º - Analista ambiental (Engenharia Civil e afins) — 310 por vaga
- 8º - Analista ambiental (Geografia) — 248 por vaga
- 9º - Auxiliar administrativo — 224 por vaga
- 10º - Agente de defesa civil 2 — 218 por vaga
_______________
[*Até 13 horas desta segunda-feira (16). Desde então, muita coisa pode ter mudado, inclusive nada.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário