CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DIANTE DE GREVE NA EDUCAÇÃO, SALAME ATACA PROFESSORES


PARA SALAME, PROFESSORES QUE TEM TÍTULO DE MESTRE E DOUTORADO GANHAM MUITO E SÃO PRIVILEGIADOS


JOÃO SALAME: ataca professores com pós graduação,
segundo o prefeito de Marabá, trata-se de uma "minoria privilegiada"

A Coréia do Sul mudou sua história investindo pesadamente na educação e nos seus professores, no Brasil, mesmo diante de discursos e discursos, o fato é que tanto faz, seja PT, seja PSDB ou qualquer dos seus partidos satélites, a conversa é sempre a mesma, não passa de pura conversa, nenhum ousa avançar de verdade, todos culpam sempre o mesmo, ou seja, o professor, alguns claramente que nem faz o Salame e outros veladamente.

Mas voltando a Coréia do Sul, país que há 40 anos atrás tinha uma renda per capita que era a metade da do Brasil, com as taxas de analfabetismo de ambos próximas dos 35%, hoje tem índices sociais que deixam o Brasil na poeira.  O analfabetismo foi praticamente zerado, enquanto aqui ainda se avizinha de 13%, mais de 82% da população sul coreana tem curso superior, no Brasil o percentual é sofrível, cerca de 12%, a maioria em cursos de baixíssima qualidade. 

A Coréia do Sul frequenta os primeiros lugares quando o assunto é EDUCAÇÃO, você sabia que aquele país asiático mudou sua realidade com uma medida simples, aliás, uma lei simples: "nenhum servidor público poderia ganhar mais que o PROFESSOR e investimento maciço no ensino básico".


O País, Marabá também, precisa valorizá do professor na sociedade, tornando a carreira do magistério objeto de desejo para os jovens, assim como é nos países que estão no topo da Educação mundial, como Finlândia, Coréia do Sul e Cingapura. 

Mas com prefeitos tipo Salame, dirigindo na contra mão, para onde vamos?

Leia a matéria abaixo, os trechos foram transcritos do Portal da Prefeitura de Marabá:

Greve na Educação – Durante seu discurso, Salame comentou a anunciada greve de professores. Segundo ele, diversas medidas foram tomadas para garantir o pagamento do Piso Salarial dos docentes, além de todos os salários e benefícios que a gestão anterior deixou em atraso. O prefeito lembrou que sempre manteve um canal aberto de negociação com a categoria e que, infelizmente, a partir de 2012, uma lei municipal vem contemplando um pequeno grupo da Educação com salários e gratificações muito elevadas que desequilibraram as contas da Semed. Salame se referia aos cerca de 250 professores com mestrado e doutorado que recebem entre 100% e 150% a título de gratificação. A Prefeitura vem complementando os valores do Fundeb e para este ano estima-se que serão gastos mais de R$ 30 milhões dos recursos próprios do Município apenas para pagar a folha de pessoal da Semed.

“É importante remunerar bem os professores, mas gratificações como estas, que favorecem apenas um pequeno grupo de pessoas, estão comprometendo outras áreas também importantes para toda a sociedade. Para complementar a folha da Semed estamos tirando dinheiro que poderiam ser investidos em novas escolas, na melhoria da Saúde, no asfaltamento da cidade e em tantos outros serviços importantes “, disse Salame ao apelar para o bom senso dos professores no sentido que na próxima segunda-feira (27), comecem de forma efetiva o ano letivo e não penalizem os alunos e seus pais.

7 comentários:

  1. Aqui em Parauapebas não é diferente, Trouxeram uma palestrante a peso de ouro pra falar da "qualidade da Educação" dessa cidade, bem como pra nos convencer desses discurso que naquele momento se tornou chato e enfadonho. Perguntou eu: Que qualidade é essa, já que não vejo filho de vereador, filho de prefeito, ou mesmo de assessores do 1º escalão matriculados nesses "famosas e maravilhosas" escolas públicas.
    Qualidade na educação está pra além de botar professor mal pago e intimidado na sala de aula. Qualidade na educação Sr. Valmir não é só um discurso veemente e chato como aquele que o Sr proferiu na abertura da Jornada Pedagógica. Saiba que nenhum professor que se respeita o aplaudiu. Somente os seus puxa sacos estrategicamente espalhados em nosso meio tentavam puxar as palmas para as suas falas decoradas, O sr, não sabe o que diz... O ano de 2014 será recheado de protestos em todo o Brasil pelas melhorias de setores que sempre foram negligenciados pelos governantes, como é o caso da educação. Aqui em Parauapebas esses protestos também deveram ocorrer de forma espontânea, e sabe porque sr, prefeito? por que essa qualidade que vocês pregam é uma grande mentira, um engodo que tenta levar a sociedade e os profissionais da educação a uma escravidão intelectual e política, que se tornou a marca de todos os governos do passado e também de agora (como o seu).
    O PT demonstrou que é só mais um partido, e dos "512 picaretas do congresso" os PicareTas do PT não ficam atrás, são ratazanas capazes de fazer qualquer coisa pra se manterem no poder, até mesmo passar com um rolo compressor chamado Copa do Mundo sobre a a população do Brasil que sempre se colocou contra essa insanidade,
    Sr. Salame o jogo político ainda não terminou, a educação ainda irá fazer a revolução que esse povo precisa e colocará a sua biografia no lugar em que ela merece está: na lato do lixo. Nós professores é que iremos contar essa história nas salas de aula. Os seus descendentes, assim como os do Lula, da Dilma, do Jenuino, do Zé Dirceu, Do Valmir da Integral e de tantos outros políticos que são contra a verdadeira educação de qualidade, terão vergonha do todos vocês fizeram a esse país.
    O analfabetismo funcional cresceu nos últimos anos, comprovando que a educação pede socorro, o que fazem...massacram os profissionais da educação, enganam as famílias com discursos decorados e fazem uma copa do mundo pra disfarçar as suas mentiras.

    ResponderExcluir
  2. Vamos e convenhamos o que falta mesmo é o próprio professor se valorizar...
    Como? Ministrando suas aulas com respeito ao aluno, planejando bem suas atividades, estudando sempre para não ficar com discursos mentirosos e fanáticos, falando em direito do aluno, direito à educação, sendo o primeiro a jogar no lixo esse direito, quando falta ao trabalho por pura desídia, quando não cumpre sua jornada de trabalho decentemente, quando faz do seu emprego mais um "bico"...
    É professor, se cuidasse de você mesmo como nos diz Paulo Freire, não dávamos essa chance ao Prefeito de Marabá de nos chamar de "pequeno grupo privilegiados", de desdenhar de nós que chegamos a um mestrado, a um doutorado "ralando" assumindo um custo que compromete a saúde, a família, etc. etc.
    Fazer greve mais uma vez, taí uma atitude de molecagem e irresponsabilidade diante de uma geração que está esperando de nós mais do simples "lição" de conteúdos programáticos, que espera de nós lições de vida para ter esperança de viver dias menos traumáticos...
    É professor, onde está a razão para falar dos maus políticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é uma fala de professor. isso não é uma fala de quem convive diariamente com os alunos na sala de aula. Isso é fala de burocrata da educação de pedagogo formado assistindo a aulas pela internet e rezando pra ter um contrato no município. Ai você mostra o que realmente é um grandessíssimo puxa saco de político descompromissado com a educação.
      Você é daquelas pessoas pagas pra fazer o discurso de que a culpa das mazelas da educação está no professor e não no prefeito corrupto, no governador corrupto, enfim, nos políticos corruptos. Gente como você que acha que o planejamento é a salvação da escola publica é mesmo um profissional mal formado (a) que só aprendeu a falar de planejamento, porém jamais realizou um plano de ação para a sua escola. Saiba você que eu já realizei muitos planejamentos que já nasceram mortos, pois a única coisa que se tem em abundância nas escolas é a FALTA DE TUDO.
      Quanto as faltas...experimente você tentar fazer um bom trabalho, com compromissos com a sociedade, com as famílias e principalmente com os educandos, e todos os dias você encontrar barreiras, como a água que desce direto da caixa d´água sem tratamento, o ar condicionado que não funcionou durante todo o ano, os quadros riscados e esburacados, as goteiras, o calor escaldante, a falta de apoio (de parasitas da educação como você) para tratar as questões de violência na sala de aula, a subserviência da escola diante dos pais sem compromisso com os seus filhos, e uma das coisas que se tornou o mais grave: a aprovação em massa. O que interessa a esse município é gerar uma estatística cujos números nos transformariam em uma verdadeira Suíça, e se você conseguiu aprender alguma coisa nesse seu cursinho via internet, vai perceber que as estatísticas são maquiadas enganando as famílias e menosprezando o trabalho dos professores.
      Conviva com isso diariamente e verá que não existe nenhuma vontade do professor em ir pra sala de aula mentir por vocês.
      A greve é justa e legítima. Os recursos existem e devem ser usados na melhoria, sim, dos salários dos professores, pois quando esses recursos são desviados e usados na compra de fazendas para esses políticos larápios não vemos pessoas como você manifestando-se contra esses atos.
      A culpa dos graves problemas da educação pública do Brasil, do Pará, de Marabá e de Parauapebas e de todos os outros municípios é única e exclusiva dos governantes que não estão interessados em fazer educação, mas sim em criar um curral eleitoral por meio dos contratos, além de criarem uma fonte de recursos para as campanhas, por meio do desvio de verbas da educação.

      Excluir
  3. ele devia era baixar o salário de seus assessores, e não o salário do professor este sim trabalha e muito.

    ResponderExcluir
  4. ... É lamentável seu pensamento, João!

    ResponderExcluir
  5. lastimável,os professores de educação infantil ,trabalham 100 horas ,são cobrados , a cada dia com salas com 30 alunos ,que educação de qualidade é essa? até na L D B diz rendimento e aprendizagem com sucesso 25 alunos,esta ai o concursos ,gostaria de perguntar aos senhores governantes vocês conhecem as leis principais do meio ambiente sem colar? pois é ,os professores contratados de alfabetização para pensar em ser efetivos ,terão de saber as leis do meio ambiente,a carta da terra ,a agenda 21 em que momento eles irão ensinar essas leis a minha filha de 1º ano do 1º ciclo . para quem é o concurso?

    ResponderExcluir
  6. Salame ,professor não é babá ,ele é terapeuta ,psicólogo,pai,mãe de um filho que não é seu ,e você diz ser professor ? pode ate ter estudado para tal mas não sustenta sua família com mil reais como a maioria ,somos professores recebemos pouco valor não somos secretários. minha vizinha é professora e vejo que nem doente ela falta ao trabalho e que valor vocês do poder dá a ela?

    ResponderExcluir