CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Veja quem são os novos representantes do Pará na Alepa e no Congresso Nacional


Congresso Nacional

Viviane da Costa Reis, 29 anos, nascida em Belém, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, foi empossada no cargo de deputada federal no dia 1° de janeiro, às 17h34, assumindo a vaga deixada pelo prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (Câmara - clique aqui)

Vivi Reis é uma liderança em ascensão na politica paraense, também foi eleita vereadora de Belém em 2020, sendo a mais votada do PSOL, obtendo 9.654 votos.

O caso de Vivi Reis é inusitado, será a única parlamentar que assume uma vaga na Câmara dos Deputados sem ter alcançado 10% do quociente eleitoral, obteve 22.297 votos nas eleições de 2018, o quociente eleitoral para o cargo no Pará foi de 232.733 votos, resultando numa cláusula de barreira de 23.273 votos, ou seja, a barreira nominal de 10% para que se possa assumir uma vaga na Câmara dos Deputados (aqui)

A regra dos 10% foi aplicada em 2018 e custou 7 mandatos de deputados federais ao PSL (SP) e um ao Novo (RS).

O posse de Vivi Reis pode ser questionada judicialmente, caso a decisão entenda que a cláusula de barreira também seja aplicada para suplentes, a vaga do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) seria ocupada por Júlia Marinho (PSC), que obteve 75.334 votos.

Assembléia Legislativa

José Maria Tapajós, 64 anos, passa a ocupar a vaga deixada por Renato Ogawa, eleito prefeito de Barcanena. Tapajós era de vice-prefeito reeleito de Santarém (Alepa - clique aqui).

Adriano Coelho, 32 anos, assumiu a vaga de deputado estadual no lugar do Dr. Daniel Santos, eleito prefeito de Ananindeua (Alepa - clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário